domingo, 29 de maio de 2011

História 16: As mães canibais

As mães canibais
Em tempo de extrema fome na terra de Samaria, duas mães combinam de cozinhar e comer os próprios filhos.
II Reis 6:24-33



No tempo em que Jorão reinava em Israel, Ben-Hadade, rei da Síria, cercou todas as terras de Samaria com suas tropas. Por ter suas fronteiras fechadas pela Síria, começou a faltar recursos dentro da cidade de Samaria. Como o comércio havia enfraquecido e a cidade estava desabastecida de recursos, até o que não tinha qualquer valor começou a ser vendido por alto preço. Em pouco tempo, faltava tudo na cidade e Samaria foi abalada por uma gravíssima fome. A situação ficou desesperadora tanto para ricos quanto para pobres. Em Samaria vendia-se até cabeça de jumento por oitenta peças de prata. Já a fome supervalorizou até as fezes de pombos, que eram vendidas por cinco peças de prata cada duzentas gramas.

Mas além da falência da terra, faliu-se também a humanidade das pessoas, que chegaram ao ponto de cometer atrocidades para matar a fome. As pessoas de Samaria, que viviam acostumadas à fartura, agora disputavam fezes de pombos para se alimentarem e algumas chegaram ao extremo de apelarem para o canibalismo para sobreviverem.

Certa vez, estando o rei de Samaria passando pelo muro da cidade, uma mulher tomada por uma aparência de desespero começou a gritar diante do rei dizendo: Acode-me, ó rei, meu Senhor!

O rei olhou para a mulher e friamente disse: Se o Senhor não te acode, de onde te acudirei eu? Terei eu trigo ou vinho para ajudá-la?

Mas vendo o estado de desespero da mulher, o rei disse-lhe ainda: que tens? Ao ouvir o que a mulher disse, o rei entrou em estado de grande abalo emocional.

A mulher apresentou ao rei uma outra mulher, que não tinha o mesmo parecer de desespero, mas, ainda assim, tinha uma aparência castigada pela miséria que assolava Samaria. Era como se o silêncio dessa segunda mulher disesse que pior do que estava não ficaria mais.

A primeira mulher então desabafou aos prantos o que havia acontecido. Ela disse ao rei que a outra mulher disse a ela: já que não temos mais nada para comer, vamos cozinhar o seu filho hoje e comê-lo, e amanhã cozinhamos o meu filho para fazermos a última refeição de nossas vidas. O rei, já em estado de choque, continuou ouvindo a história da mulher. Ela finalizou dizendo que elas jantaram o filho dela, mas que a outra mulher, no dia seguinte, recusou-se a cozinhar o próprio filho e o escondeu, não cumprindo o trato.

Sem poder suportar mais ouvir a miséria das palavras daquela mulher, o rei, em alto estresse emocional, rasgou as próprias vestes.

O rei começou a caminhar pelo muro da cidade em total desconsolo e o povo viu que ele, por dentro, vestia panos de saco, o que em Israel significava um manifesto de grande sofrimento interior.

O rei perguntou ao profeta Eliseu se foi Deus quem fez cair toda aquela desgraça sobre Samaria. O profeta Eliseu deu a seguinte mensagem da parte Deus ao rei: “Amanhã a esta hora, você poderá comprar em Samaria três quilos e meio do melhor trigo ou sete quilos de cevada por uma peça de prata.” Essa mensagem anunciava que a prosperidade estava chegando à Samaria e que os dias de fome chegavam ao fim.

No dia seguinte, os sírios já haviam fugido de Samaria e deixado no arraial muita abundância de alimentos. Conforme a palavra do Senhor, Samaria foi abençoada com muita fartura. Fiel é Deus!

Textos sugeridos

IIRe 7:1-2 - Eliseu anuncia, da parte de Deus, prosperidade e fartura para Samaria.
IIRe 7:16-18 - O povo recebe de Deus grande fartura.
IIRe 7:19-20 - A pessoa que não creu no anúncio de prosperidade do profeta Eliseu morre atropelada pelo povo que corria em direção à aos alimentos abandonados no arraial dos sírios.
Sl 37:25 - O justo e a sua descendência não mendigarão o pão.



Reflexão

Canibalismo, o extremo da fome ou da miséria espiritual

O canibalismo é uma prática comum para índios selvagens, mas para os demais seres humanos, representa uma aberração da natureza humana praticada apenas em casos extremos de fome, miséria espiritual ou de ambos, como foi o caso das mães canibais de Samaria (II Re 6:24-33).

No caso de grave fome, pessoas podem chegar ao extremo de se alimentarem de carne humana. Em uma história real, dezesseis sobreviventes de uma queda de um avião nos Alpes da América do Sul, depois de comerem os alimentos que restaram no avião e não haver mais o que comer, não tiveram outra opção de sobrevivência senão comerem os cadáveres das pessoas que morreram no acidente.

A Bíblia anuncia previsões de canibalismo para períodos de grave fome vindos em conseqüência do pecado e da ausência de Deus (Lv. 26:29, Jr 19:9; Lm 2:20; Ez.5:10). Infelizmente, há pessoas que interpretam essas previsões erradamente e afirmam que o Antigo Testamento (AT) incentiva o canibalismo. Isso não é verdade, pois, dentro do contexto, esses textos são previsões e não poderiam ser incentivos do canibalismo pois, no próprio AT, Deus proíbe comer sangue e tocar corpos mortos. Além disso, A Bíblia orienta desde o Gênesis uma alimentação saudável para o homem.

Já o canibalismo como miséria espiritual está relacionado a rituais satânicos ou a estado de grave loucura. Em rituais satânicos, acredita-se que comendo a carne de uma pessoa, absorve-se a energia, e o poder dessa pessoa. No caso de loucura, um exemplo foi o alemão Fritz Harmann, conhecido como o Vampiro de Hannover, que foi condenado em 1924 pelo assassinato de 27 garotos. Ele fazia salsicha da carne dos meninos, não somente para consumo próprio, como também para venda em seu açougue.

O canibalismo, portanto, sempre virá de uma necessidade, da loucura humana ou do primitivo desejo de poder, mas não de Deus.

70 comentários:

  1. Os incrédulos sempre atribuem à DEUS tudo que acontece de ruim neste mundo
    se na verdade tudo é consequência das próprias atitudes humanas,
    DEUS sempre foi fiel, misericordioso e justo para com os homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ELE nos deu o livre arbítrio e como somos egoístas fazemos deste mundo desigualdades e sorrimos por este motivo devemos sempre orar a DEUS por sua misericórdia e perdão

      Excluir
    2. Questão de lógica. Se pode atribuir coisas boas o mesmo pode ser feito com coisas más.

      Excluir
    3. quem ler o livro da maldicao o segue e louco,ou se faz de normal ,? e este motivo que o mundo esta e sempre esteve em desgracas ,por isso o onipotente enviou yeshua .

      Excluir
    4. O primeiro casal, Adão e Eva, preferiam seguirem o parecer da Serpente, Satanás, do que obedecer o criador. Razão porque o mundo jaz no maligno com consequências desastrosas.

      Excluir
  2. Amém! É verdade, meu irmão, os homens abandonam Deus e depois querem culpar-lhes pelas consequencias que lhes sobrevêm

    ResponderExcluir
  3. E, a lei da semeadura, td que se plantar certamente colherá, Deus, ele e justo é e Santo, e mais td que Deus, quer do seus servos e que sejam obedientes e nada mais, aleluia!!!

    ResponderExcluir
  4. Amém! Hoje mesmo estava falando que o maior desafio do Cristianismo é a obediência aos mandamentos de Deus. Não foi só o problema de Israel, é nosso também :(

    ResponderExcluir
  5. A palavra de deus é ontem, hoje, e sempre, porém o deus de vcs tá mais pra diabo. Um deus fraco que se cansa, um deus fraco que se arrepende, um deus fraco que foi atarpalhado por uma serpente, um deus fraco que é cumplice da desgraça humana e que é incapaz de controlar sua criação , o satanás. Simplesmente um ser inexistente que habita nas mentes mais medrosas e vazias .

    DEUTERONOMIO 28:53
    E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o SENHOR teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.

    EZEQUIEL 5:8-10 Como punição, o Senhor fará com que as pessoas comam a carne de seus próprios filhos, filhas, pais e amigos.

    Levitico 26:29 Porque comereis a carne de vossos filhos, e a carne de vossas filhas

    As mães canibais
    Em tempo de extrema fome na terra de Samaria, duas mães combinam de cozinhar e comer os próprios filhos.
    II Reis 6:24-33

    ResponderExcluir
  6. Olá, Arquimedes!
    Acho que você tem problemas de interpretação Bíblica. Sugiro um curso de hermenêutica bíblica. É um princípio primário de interpretação não pegar textos isolados sem contexto. Esses textos que você está colocando são anúncios da decadência de uma nação longe de seu Deus. Miséria moral, espiritual, econômica etc. Se um cachorro opta por fugir da casa de seu dono e viver na rua,ele sofrerá as consequências de suas escolhas não porque o seu dono rogou praga,mas sim porque ele não terá mais os cuidados do seu dono porque escolheu por si mesmo uma vida de miséria da rua. Israel fez suas escolhas e Deus avisou antes o que lhes ao aconteceria. Ele fez as próprias escolhas, não ia querer que Deus abençoasse, né??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é defender o que não quer ser defendido, teu deus diz ser o que o rapaz expôs á cima. Creio na Criação e nela existo e teu deus quem é Márcia? O que sei é que o povo que tem seguido essa tal lei de Moisés tem sido massacrado por 4500 anos.... e todos os ramos dessa religião baseada no pentateuco e nos escritos de Jesus só tem acrescentado a tolice em seus meios...

      Excluir
    2. Felipe, boa tarde. De fato existe uma falha de interpretação da parte das pessoas, no entanto não se pode culpá-las tanto por esta falha. É natural que as pessoas quando lêem pela primeira vez a bíblia geralmente o que mais chama atenção delas é exatamente as partes aparentemente ruins. É mito curioso isto porque durante a leitura os olhos batem naquele texto, a pessoa fica perplexa e todo o cérebro dela parece que trava, e não consegue avaliar mais nada. parece que ela continua a ler a bíblia mais já de má vontade e com preconceito, de tal modo que ela não ver mais as coisas boas, ela não avalia o contexto, ela não aprecia a bíblia como um todo, fica de fato obtusa.
      Mas se estas pessoas tivessem a mente um pouco mais aberta e continuasse a leitura e depois pedisse orientação de alguém experiente talvez entendesse melhor e passaria a entender porque a bíblia é o livro mais fascinante do mundo.
      Porque tantas pessoas de algo gabarito tanto crentes como não crentes , tanto cristãos como de religiões não cristãs vêem neste livro o maior manual de vida, de boas maneiras, de relações publicas, de justiça e de fidelidade, enfim um livro para orientar sobre qualquer assunto na vida.
      Você diz que “crê na criação e que nela existe “ mas pergunte se: Quem criou a criação na qual você existe nela? Sem duvida tudo que é criado tem que ter um criador. No universo em que vivemos não se concebe a idéia de que algo funcional e ordeiro exista por acaso.
      A questão de um povo que tem seguido a lei de Moisés ser massacrado por 4500 anos, é resultado da desobediência deles. Note que o próprio Deus disse que aquele povo eram cabeça dura (dura cerviz) era um povo que apesar de ver todos os ratos de Deus com eles, estavam sempre resmungando e desobedecendo, sempre errando, pecando, e sendo punidos, sempre se arrependendo e sendo perdoados. Deus nunca falhou com eles mas eles sempre falhavam com Deus , e olha que eles estavam o tempo todo sendo guiados por ele, eles viam o que Deus fazia por eles e contra seus inimigos mas eles tinham um sério problema, até que Deus depois de cumprir todas as promessas que fizera aos seus antepassados, inclusive prometendo um salvador para eles, Deus os deixou e passou a incluir pessoas de todas as nações como seu Israel espiritual e não mais carnal.
      Mas Felipe, o problema de ser massacrados não é só os hebreus que seguiam a lei de Moisés que alias era a melhor lei do mundo, e se em nosso pais tivesse uma lei justa e perfeita como aquela nós seriamos uma nação mais feliz e segura...só quem não ia gostar seria os fora-da lei.
      Todas as pessoas do mundo estão de certo modo sendo “massacradas’ mas não por seguirem a lei Mosaica mas por NÃO seguirem.
      Este assunto é mais profundo e você poderá entender o motivo e achar a resposta você mesmo lendo o dialogo que satanás teve com Eva quando se fez passar por uma serpente. Leia atentamente e você mesmo encontrará a resposta para todos os males que o mundo está passando até hoje. Depois leia Genesis 3:15 que você vai achar qual foi a providencia que Deus tomou para sanar todo o problema. No entanto você como ser humano não vai aceitar o fato de que já faz milênios que tudo isto acontece e parece que Deus não faz nada, mas calma continue lendo a bíblia e você descobrirá que o tempo para Deus não é a mesma coisa para nós, assim como a passagem do tempo na terra não é igual na lua ou em outros planetas, você descobrirá que Deus marcou um tempo para por fim a todos os males e deixou um sinal para nós identificarmos. Continuando seu estudo da bíblia você verá que estes sinais estão se cumprindo todos , e que já existia um calculo na bíblia que aponta para os nossos dias como sendo o tempo do fim em que todos os problemas acabaram, e as pessoas deixaram de serem “massacradas”.
      Um braço

      Excluir
    3. que maravilha de texto querido. me ajudou muito pois me escarneci e me escandalizei com essa passagem

      Excluir
    4. Parabéns Marcia. Deus continue te abençoando.

      Excluir
    5. absurdo e nao acreditar ,,ainda querem justificar ,,esta escrito, ou nao esta escrito? o livro da lei e o livro da maldicao.

      Excluir
  7. Nao estou debaixo da lei de Moises, mas debaixo da graca de Deus, que esta em mim e eu nele. Como Cristo mesmo disse, o conhecimento do reino estaria oculto a muitos que vendo-o não enxergariam e ouvindo não entenderiam. Mas quem entende as verdades do reino testemunhadas nas escrituras é comparavel ao homem que encontrou um grande tesouro e renuncia a tudo por ele. O reino ainda está oculto aos seus olhos, Felipe. Mas podes conhecer a verdade e ela te libertar. Para mim, compreender o Amor de Deus é libertar-se. Deus deixa à propria sorte quem faz suas proprias escolhas, mas dá a vida para traze-lo de volta. Eu acredito no amor de quem é capaz de dar a vida por mim. E ninguém pode ter maior amor que Cristo, que deu a vida pelos seus inimigos.
    Sofremos perseguicoes neste mundo, mas temos bom animo, porque Cristo venceu o mundo e o reino dele nao e deste mundo. Tenho plena certeza, portanto, apesar das tribulacoes, de ter um fim glorioso como Cristo teve. E você, que certeza tem? Apresente-me certezas, verdade e amor maior do que de Cristo. Havera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não haverá maior amor do que esse. de dar a vida pelos seus amigos, e inimigos, Cristo já fez isso. A condenação que a palavra de Deus diz é como uma chuva, metaforicamente, ou o homem fica debaixo dela ou escolhe entrar para o abrigo da misericórdia de Deus. Parabéns Marcia pela fé inabalável.

      Excluir
  8. Obrigada, Wesley! Deus o abencoe com seu amor maior e maravilhosa graca superabundante :)

    ResponderExcluir
  9. Deixo uma pergunta, se estivece 5 pessoas em uma caverna sem possibilidade de saírem, e depois de 30 dias ja debilitados pela escassez de alimento matessem um deles para comer, qual seria seu poto de vista? Deveria mata-los para pagar pelo crime?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o livro " dos exploradores de cavernas"
      No fim eles sao enforcados.

      Excluir
  10. Parabéns Marcia, ! Te amo no amor de Cristo Jesus !

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Marcia, ! Te amo no amor de Cristo Jesus !

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Marcia, ! Te amo no amor de Cristo Jesus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Obrigada e Obrigada!!! Amo Ernandes também em Cristo Jesus! :)

      Excluir
  13. Obrigada, Obrigada e Obrigada!!! Amo Ernandes também em Cristo Jesus! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida fugindo um pouco do assunto se vc puder falar um pouco a respeito do dom de linguas: agradeço bjos

      Excluir
    2. Olá, Jucélia! Conforme I Coríntios 12, é um dom que edifica a própria pessoa e Paulo orienta a buscar os melhores dons e o dom de línguas está entre os últimos. Não vou afirmar se existe hoje o dom de línguas ou não. Mas gostaria que observasse as pessoas que falam línguas estranhas. Só observe! Elas falam em voz baixa? Alguém traduz? Se o dom edifica a própria pessoa e não a igreja (se não há interpretação) por que ela precisa falar em voz alta?? Se ela precisa que os outros vejam que ela fala língua estranha, o que isso tem de espiritual? Apenas reflita! :)

      Excluir
  14. Deus não mandou ninguém comer os seus filhos.

    Ele ameaçou uma vez ao povo que poderia castigá-los com uma fome destas proporções.
    Mas isso não aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o canibalismo foi uma consequencia da miseria espiritual do povo.

      Excluir
    2. que tipo de ser perfeito ? que e ameacador,

      Excluir
  15. tem coisa que não adianta insistirmos em explicar pois a biblia ja o diz, explicar para quem não quer entender e jogar perolas aos porcos.

    ResponderExcluir
  16. É verdade para os que nao querem entender, mas para os que querem não podemos desistir, certo? :)

    ResponderExcluir
  17. Ser cristão é ter um certo gosto pela crueldade, contra si e os outros; o ódio contra formas diferentes de pensar; o desejo de perseguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops...essa história não é de cristãos (Lê direitinho a história que está no AT), mas de pessoas que optaram em viver longe de Deus com os costumes pagãos de idolatria...Se conhecesse bem a história dos cristãos, veria que temos talvez o desejo de ser perseguidos (e não de perseguir) pelo nome de Cristo.

      Excluir
  18. Olá Márcia! Boa noite, amei os seus esclarecimentos, Que o nosso bom Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  19. Olá Márcia! Boa noite, amei os seus esclarecimentos, Que o nosso bom Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcia
    me da um oi no email
    pablolabirinto@gmail.com
    eh mais particular
    abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcia
    me da um oi no email
    pablolabirinto@gmail.com
    eh mais particular
    abraço

    ResponderExcluir
  22. Deus foi tão bom para um povo tao perverso que ainda deu o seu filho para salva-los o que fizeram ?não acreditavam em Jesus como sendo filho de Deus e preferiram mata-lo em lugar de um ladrão .

    ResponderExcluir
  23. Deus foi tão bom para um povo tao perverso que ainda deu o seu filho para salva-los o que fizeram ?não acreditavam em Jesus como sendo filho de Deus e preferiram mata-lo em lugar de um ladrão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lulu!
      Do deserto aos tempos de Cristo esse povo não mudou :(

      Excluir
    2. quem enviou yeshua foi o onipotente ,, jave nao e o onipotnete criador.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler todos os texto, mas entender que não usei argumento fraco como "não entendeu".
      Realmente, vc não entendeu! :)

      Excluir
  25. Márcia parabéns, muito bom

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  27. Gostei do assunto , sugiro montar outro assunto sobre juízes 19, outro tema bem complexo.

    ResponderExcluir
  28. Ola, Rone! Obrigada!
    Eu tenho esse estudo em outra coletanea. Mande-me um email que envio para voce. (clickmarcia@gmail.com).
    Atenciosamente,
    M@rcia

    ResponderExcluir
  29. Engraçado ouvir pessoas falando em "Livre Arbítrio", diante de um Deus Onisciente. Toda a história de um ser humano, é conhecida antes mesmo dele nascer, sem a possibilidade de nenhuma alteração que pegue Deus de surpresa. Se isto ocorrer, ele não é Onisciente.

    O Paradox de Epicuro é bem desafiador. Aliás, a própria criação do um ser que se tornou Diabo, teria que ser prevista por Deus. Ou não seria ele Onisciente.

    ResponderExcluir
  30. Engraçado ouvir pessoas falando em "Livre Arbítrio", diante de um Deus Onisciente. Toda a história de um ser humano, é conhecida antes mesmo dele nascer, sem a possibilidade de nenhuma alteração que pegue Deus de surpresa. Se isto ocorrer, ele não é Onisciente.

    O Paradox de Epicuro é bem desafiador. Aliás, a própria criação do um ser que se tornou Diabo, teria que ser prevista por Deus. Ou não seria ele Onisciente.

    ResponderExcluir
  31. Onisciencia nao interfere em livre arbitrio. Posso saber o que vai acontecer, mas nao necessariamente poderei intervir.

    ResponderExcluir
  32. Post é antigo, mas nos joga às profundezas da natureza humana e a temas intermináveis. Antes de ir a minha indagação, parabéns, Márcia pelo Blog e sua bagagem intelectual.
    Pois bem, a primeira questão é saber quem é Deus e que o Homem. (Santo Agostinho já tratou sobre isso no período patrológico). Sabendo disso, adentraremos numa epistemologia moral interminável, porque sendo Deus eternamente bom, como ele pôde ter criado um anjo mal (Lúcifer)? Como pôde ter criado o Homem mal? Deus se arrependeu de ter criado o homem, relata o livro do gênesis. O mal e o bem são subjetivos? Se há leis ou ameaças, logo não há liberdade! Pano pra manga no campo teo-filosófico. Mas o fato é O HOMEM É O LOBO DO HOMEM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis as respostas:

      Como sendo Deus eternamente bom, como ele pôde ter criado um anjo mal (Lúcifer)?
      Deus não criou Lúcifer mau, mas como um ando de luz e ela foi perfeito até que se achou iniquidade nele (Ezequiel 28:15)
      Sugiro ler a história fantástica "A queda de Lúcifer" -no link a seguir:

      http://historiasfantasticasdabiblia.blogspot.com.br/2011/06/historia-19-queda-de-lucifer.html

      Como pôde ter criado o Homem mal?
      Deus criou o mal (Isaías 45:7), mas este é acessado por escolha, como foi o caso de Lúcifer

      Deus se arrependeu de ter criado o homem, relata o livro do gênesis.
      Porque o homem, como Lúcifer conheceu o mal

      O mal e o bem são subjetivos?

      Depende. Uma fonte de alta energia é boa para fornecer energia elétrica para nos beneficiar com a luz e as tecnologias, mas é perigosa se entrar em contato diretamente com ela.

      Se há leis ou ameaças, logo não há liberdade!

      Se não houvesse leis, cada um faria, na condição de caído, o que achasse certo e essa liberdade seria destrutiva para o próprio homem. Imagine se todo mundo pudesse matar sem ser punido...tão-logo nos destruiríamos. A lei foi criada para frear o instinto humano inclinado para o mal. A lei é para a nossa proteção. Mas a lei maior é o amor. Quem ama não mata e não faz mal ao próximo e nem a si mesmo.

      Pano pra manga no campo teo-filosófico. Mas o fato é O HOMEM É O LOBO DO HOMEM!

      Isso já é uma longa discussão ehhehe

      Atenciosamente,
      M@rcia

      Excluir
  33. O texto foi bem parafraseado,mas faltou fé e obediencia a Deus,se no momento da mais terrivel fome essas mulheres se humilhassem e clamassem creio que Deus resolveria de outro jeito,tiramos conclusoes pela viuva que lhe faltava alimento,e Deus enviou o profeta elias.e suas botijas de azeite se encheram,a faria multiplicou.

    ResponderExcluir
  34. O mais engraçado é usarem a desculpa de (Deus no tempo da lei e Deus no tempo da graça)Se e Deus onipotente onisciente te e onipresente ele e imutável e se um deus muda de idéia deixa de ser deus pois se muda de idéia é q tem algo errado e tenta corrigir, deus não erra deus não muda de idéia deus não e imutável por fim deus não existe me provem pode ser até com a bíblia diz teologia e vi muitas incoerências erros históricos e etc. Abra a sua mente não se conforme com a escravidão religiosa

    ResponderExcluir
  35. Do meu ponto de vista, o Deus da bíblia era um carniceiro de marca maior, não aceitou o sacrificio de caim porque não tinha sangue, só verduras (GN 4:3-4), só se acalmou depois que noé lhe ofertou sangue de animais (GN 8:20,21), em samuel 21: 6-9 aceitou o sacrificio humano de 7 homens, bem como a filha de jefte, ou seja esse deus era que muitos adoram, era um verdadeiro macumbeiro. Acordem, povo! Não caiam na lábia dos padres e pastores, estudem!

    ResponderExcluir
  36. 1 - Deuteronômio 28,53: "Na angústia do assédio com que o teu inimigo te apertar, irás comer o fruto do teu ventre: a carne dos filhos e filhas que o Senhor teu Deus te houver dado".
    2 - Lamentações 2, 20: "Vê, Senhor, e considera: a quem trataste assim? Irão as mulheres comer o seu fruto, os filhinhos que amimam? Acaso se matará no santuário do Senhor sacerdote e profeta?"
    3 - Ezequiel 5,10: "Os pais devorarão os filhos no meio de ti, e os filhos devorarão os pais (ó Jerusalém!}".
    4 - Jeremias 19,9: "Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas; eles se devorarão mutuamente na angustia e na necessidade com que os oprimem os seus inimigos e aqueles que atentam . contra a sua vida".

    ResponderExcluir
  37. Vcs pensam que são melhore do que aquelas mulheres

    ResponderExcluir
  38. Vcs pode ainda passar por dificuldades por se acharem superior qual é o serer humano que não tem pecado seus hipócritas só porque tem estudos se acham melhor do que outros.

    ResponderExcluir
  39. Você é simplesmente maravilhosa .um dia pretendo entender assim das coisas de Deus Márcia.parabens

    ResponderExcluir
  40. tem gente que gosta desse deus assasino , com que argumento um ser perfeito pode matar ?

    ResponderExcluir
  41. Comecei a ler a Bíblia achando que eu iria me aproximar mais de Deus e está acontecendo ao contrário.
    Pouco antes tem uma passagem de um homem que pega objetos que alguém oferece e o castigo dele é a lepra, oras não era mais fácil o profeta conversar e explicar pra ele. Aí nessa passagem a mulher come o próprio filho e nada acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que nada aconteceu? O trauma dela ter optado por isso após o tempo de fartura não conta? Não há relato do o que ocorre com ela após isso, mas fica ao seu critério como humano para entender que a mente dela nunca mais será a mesma se não for pela misericórdia de Deus.

      Excluir