sábado, 7 de maio de 2011

História 15: A incrível transformação das águas em sangue


A incrível transformação das águas em sangue
A primeira praga é lançada sobre o Egito e todas as águas tornam-se em
sangue ao toque da vara de Aarão.

Êxodo 7:19-25


O povo de Israel vivia na terra do Egito como escravo há muito tempo e sofria longe da sua boa terra que manava leite e mel. O Senhor Deus, vendo o sofrimento de seu povo, planejou tirá-lo do Egito e trazê-lo de volta à terra que foi prometida a Abraão, a Isaque e a Jacó. Para isso, o Senhor escolheu Moisés e seu irmão Aarão como representantes do seu povo para falarem com Faraó, o líder do Egito.

A missão de Moisés e Aarão de falar com Faraó para deixar o seu povo retornar à terra prometida não seria fácil. Os israelitas eram muito numerosos e representavam uma lucrativa força de trabalho para os egípcios. Deus avisou a Moisés que o coração de Faraó seria endurecido para não deixar os israelitas saírem do Egito, mas que o Senhor faria muitos milagres até convencer Faraó a libertar os israelitas.

Moisés e Aarão foram falar com Faraó e fizeram tudo como o Senhor ordenara. Eles lançaram a vara de Aarão diante de Faraó e de seus servos e, imediatamente, a vara tornou-se em serpente. No entanto, Faraó não se surpreendeu tanto com esse milagre, pois ele chamou os magos para fazerem o mesmo e assim desmoralizar Moisés e Aarão.

Os magos conseguiram, por magia, converter suas varas em serpentes. Mas, como o poder de Deus sempre surpreende, a vara de Aarão engoliu as varas dos magos.

Ainda assim Faraó endureceu seu coração e dispensou Moisés e Aarão não querendo mais ouvi-los. Deus falou então para Moisés e Aarão mostrarem mais um sinal a Faraó, o que seria a primeira praga lançada sobre toda a terra do Egito.

Deus ordenou que Aarão estendesse a vara sobre as águas do Egito para que se transformassem em sangue. Aarão tocou a sua vara no Rio Nilo, que era a fonte de água que abastecia o Egito antigo e, diante dos olhos de Faraó e de seus servos, as águas incrivelmente foram transformando-se em sangue.

Em pouco tempo, todas as águas do Egito, desde o rio Nilo até os tanques, eram puro sangue. Os peixes, agonizando, morriam na superfície do rio sangrento. Os peixes mortos apodrecidos misturaram-se ao sangue do rio fazendo a terra do Egito feder. Os Egípcios, enojados, sofriam náuseas por causa do odor e do horror das águas sangrentas. Em extremo desespero, os egípcios cavaram poços à procura de água para beberem, pois do rio só jorrava sangue e mais sangue.

Mesmo depois de sete dias fluindo sangue nas terras do Egito, Faraó continuou com o coração endurecido. Os magos, por magia, também conseguiram transformar águas em sangue copiando, assim, o milagre realizado por Deus através de Moisés e Aarão.

Como Deus já falara a Moisés, Faraó só seria convencido a deixar os israelitas saírem do Egito depois de vários milagres. A transformação das águas em sangue foi apenas uma prévia desses milagres. Outras pragas e dias piores ainda estavam por vir ao Egito.

Alguns desses milagres realizados por Moisés e Aarão os magos conseguiram copiar, outros eles conseguiram fazer mas não desfazer e outros, eles não conseguiram sequer imitar. Isso mostra que a magia é limitada e que o poder de Deus é superior a qualquer poder, pois a Deus pertence o controle de todos poderes sobrenaturais.

Textos sugeridos

Ex.7:19-25 - A transformação das águas em sangue
Ex.2:23-25 - Deus se lembra do seu povo
Ex.3:1-10 - O chamado de Moisés para ser o libertador de Israel
Ex.4:27-31 - o encontro de Moisés e Aarão com os Israelitas
Ex.5:1-5 - Moisés e Aarão falam com Faraó
Ex.7:8-13 - Moisés e Aarão realizam o primeiro milagre diante de Faraó

Reflexão

Magia negra e magia branca, as duas versões de um mesmo poder


Os ocultistas diferenciam a magia negra da magia branca. Para eles, a magia negra tem o propósito de destruir e de fazer grande mal às pessoas. Já a magia branca é utilizada para o bem e para desfazer os efeitos danosos da magia negra.

Deus proíbe a feitiçaria seja ela para o bem ou para o mal (Dt.18-10-14). Deus conhece o coração do homem e sabe que sua imaginação é essencialmente má (Gn.8:21). O que fazem pessoas más com superpoderes? Elas podem se iludir achando que praticam magia branca até que a natureza má delas seja “provocada”, isto é, quando é despertado o ódio, a inveja, o egoísmo, a vaidade e os seus mais obscuros desejos. Quando isso acontecer, a reação só poderá ser boa se elas forem submissas ao poder de Deus. Mas quem faz feitiços desobedece a Deus e, por isso, não é submisso a Deus. Logo, como poderá dominar sua má natureza para fazer o bem?

Um outro ponto importantíssimo a considerar é a origem dos poderes tanto de magia negra quanto de magia branca. Se a magia branca representa o poder do bem, deveria vir de Deus, certo? Errado, porque Deus a proíbe. Então se um poder sobrenatural não vem de Deus, só pode vir de demônios, que representam o mal.

Para ter uma amostra de que a magia branca não é do bem, basta ler o básico da bruxaria: os livros de Harry Potter. A magia branca em Hogwarts, mais do que para o bem, é usada para azarar, roubar, matar e destruir. De quem é próprio essas ações (Jo 10:10)? Sim, do Diabo. Ele, como no princípio, realiza seu trabalho enganando e até hoje engana os verdadeiros “trouxas”. Quem entender, entenda!


Um comentário:

  1. Concordo, devemos ler a bíblia ou procurar alguém (pastor, cooperados,instrutor) da palavra de DEUS o importante é buscarmos entender o que aconteceu é o que a palavra de DEUS nos aconselha. Louvado seja DEUS em nome do senhor JESUS CRISTO amém.

    ResponderExcluir