domingo, 29 de maio de 2011

História 17: A casa dos espíritos

A casa dos espíritos

Um espírito imundo, acompanhado de mais sete espíritos piores do que ele, ocupam uma casa vazia e fazem grande estrago.

Lucas 11:24-28

Um espírito imundo ocupou uma casa por algum tempo. Ele entrou na casa porque as portas estavam abertas e a casa estava vazia. A pessoa que estava responsável por essa casa deixou de vigiá-la e a abandonou à própria sorte. O espírito se alojou na casa e de lá não saiu até que o próprio dono da casa o expulsasse. O espírito imundo não era bem-vindo àquela casa porque, sendo imundo, deixava a casa sempre suja e em grande desordem. O estado de imundícia e de bagunça da casa dava grande prazer ao espírito imundo. O maior divertimento dele era ter liberdade de fazer o que quisesse dentro da casa e lhe causar todos os tipos de danos até destruí-la.

O espírito imundo já havia ocupado aquela casa como se fosse propriedade dele. Porém, certo dia, o dono da casa, vendo que sua casa estava sendo depredada, expulsou o espírito imundo de lá com o seu poder e autoridade de verdadeiro dono da casa. Com muita resistência, o espírito imundo saiu da casa. Mas antes de deixá-la, ele depredou tudo o que pôde dentro da casa como uma forma de retaliação à sua expulsão.

O dono da casa conseguiu despejar o espírito imundo, mas sofreu muito em ver o estado de destruição em que a sua casa estava. Mas mesmo assim, ele estava disposto a reconstruí-la.

Depois de algum tempo, enfim, o dono da casa terminou a obra e a sua casa ficou nova, limpa e muito bem arrumada. Satisfeito com o trabalho que fizera, o dono voltou para a casa do seu pai e entregou a sua casa para a mesma pessoa que antes a vigiava.

Infelizmente, a pessoa encarregada de vigiar a casa foi negligente. Ela deixou mais uma vez a casa vazia com as portas abertas.

O espírito imundo, depois que foi expulso da casa onde estava alojado, começou a andar por lugares secos em busca de repouso. Depois de perambular por muitos dias e já cansado de buscar e não achar repouso, o espírito imundo disse para si mesmo: o melhor a fazer é voltar para a casa de onde saí. Assim, o espírito imundo deu meia-volta e fez o caminho de retorno a sua antiga e imunda residência.

Para grande surpresa do espírito imundo, a antiga casa estava com um lindo visual, mais espaçosa, limpa e perfeitamente arrumada. O espírito muito se alegrou, pois agora ele poderia fazer maior estrago.

Como se fosse celebrar uma grande festa, o espírito imundo saiu e trouxe consigo sete convidados, que eram sete espíritos mais imundos do que ele, pois eram verdadeiros espíritos de porcos.

Ao chegarem à casa nova, os sete espíritos de porcos e o espírito imundo lá se instalaram e fizeram uma verdadeira bagunça. Em poucos dias, o estado daquela casa, que deu tanto trabalho para ser reconstruída, tornou-se pior do que quando era habitada apenas pelo espírito imundo. A casa ficava cada vez mais imunda e, se o dono não fosse chamado a tempo, tão logo seria totalmente destruída pela zorra total dos espíritos imundos.

Essa história foi contada por Jesus a uma grande multidão para ensinar como os espíritos demoníacos agem na vida de um homem. A casa é a mente do homem, o dono da casa é Jesus e a pessoa responsável pela casa é o próprio homem. Jesus ensinou que a mente vazia com portas abertas facilita a entrada de demônios e dá a eles o comando de uma vida. Jesus também alertou que aquele que já foi salvo e volta para a vida antiga de pecados caminha para a destruição.


Entenda a história

(1) A Casa = Mente do homem

(2) Casa com portas abertas = Mente com pecados

(3) Casa vazia = Mente sem a palavra de Deus

(4) Dono da casa = Jesus

(5) Responsável pela casa = Homem

(6) Destruição = ação de demônios


Leituras sugeridas

Mt.12:43-45 - A casa dos espíritos imundos na versão segundo Mateus
II Pe 2:20-22 - Retornar à vida de pecados é voltar à lama e ficar em estado pior
Mt.10:1 - Jesus dá poder aos discípulos para expulsar espíritos imundos
Ef.6:12-17 - como proteger-se dos espíritos imundos
Pv.4:23 - Do coração (mente) procedem as saídas (decisões) da vida.


Reflexão


Espíritos zombeteiros e Poltergeist não são de brincadeira

(Veja o epsódio dos espíritos zombeteiros em: http://www.youtube.com/watch?v=QSR-Xw6DPVI&feature=related )

Um dos repetidos episódios da série de televisão humorística mexicana Chaves apresentou uma sessão tosca e cômica de uma comunicação com espíritos zombeteiros.

No final desse episódio, a Bruxa do 71 disse: “Foi bobagem. Porém eu já me convenci de que isso não é verdade. E que somente as pessoas ignorantes podem acreditar em mortos que aparecem ou em coisas semelhantes.”

O episódio não está sendo mais exibido e acredita-se que foi censurado por causa dessa afirmação ofender crenças religiosas ou pelo seu conteúdo impróprio do episódio para crianças.

A "Bruxa do 71" tem razão ao afirmar ser ignorância acreditar que os espíritos dos mortos aparecem. Pois na verdade não são os espíritos de mortos, mas sim demônios disfarçados. Isso é simples de compreender. Deus proíbe a prática de consultar mortos (Dt.18:10-11). A Bíblia também diz que quando uma pessoa morre o espírito volta para Deus que o julgará (Ec.12:7;Ap.20:12). Como a Bíblia proíbe consultar mortos e os mortos não sabem de coisa alguma (Ec.9:5), quem são os espíritos dos mortos com quem algumas pessoas afirmam conversar? Sim, são os demônios que se fazem passar por espíritos dos mortos. Lembre-se que Satanás engana desde o princípio e continua enganando para destruir vidas e afastá-las de Deus. Deus, portanto, proíbe a consulta aos mortos para não sermos vítimas das ações de demônios.

Não acredite que os espíritos zombeteiros e os poltergeist são espíritos brincalhões inofensivos. Isso não é verdade, porque espírito zombeteiro é aquele zomba e poltergeist é um fenômeno de perturbação. Satanás “brinca” para chamar à atenção, enganar e depois destruir. Não consulte demônios e nem “brinque” com eles. Siga a Bíblia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário