sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

História 5: A Intocável

A Intocável

Um toque proibido e a milagrosa cura da mulher que sangrava.


Marcos 5:24-34

Havia em Israel uma solitária mulher que sofria há doze anos de hemorragias e da dor de ser uma intocável na sua sociedade. De acordo com as leis de Israel, uma mulher que tivesse hemorragias por longos períodos, isto é, além do que era normal ela ter por mês, era considerada impura e tudo o que ela tocasse tornava-se impuro também (Levítico 15:25-27). Dessa forma, o sofrimento da mulher que sangrava era muito grande. Como ela vivia sempre com hemorragias, ela não poderia tocar em coisa alguma e nem ser tocada porque era considerada imunda. Essa mulher tornou-se, assim, uma intocável no meio do seu povo.

A mulher intocável já havia gastado tudo o que possuía com tratamentos médicos, mas não apresentava qualquer sinal de melhora. Ao contrário, sua situação ficava cada vez pior e sua existência cada vez menos suportável. As hemorragias, o sentimento de ser imunda e a solidão acompanhavam aquela mulher todos os dias roubando-lhe, aos poucos a vida, mas não a sua fé.

A mulher intocável ouviu falar de Jesus e acreditou que ele poderia ser sua última esperança de cura. Ela, mesmo sendo desiludida pelos médicos, ainda assim, não desistiu de lutar por sua cura.


Por detrás de uma multidão que seguia Jesus, escondia-se uma mulher de semblante pálido e angustiado, como alguém que está à morte. Era a mulher intocável, a mulher que ia perdendo a sua vida à medida que perdia sangue. Ela, vendo Jesus, pensou e creu que se apenas conseguisse tocar nas vestes dele, ela sararia.

Jesus caminhava sendo apertado pela multidão, até que ele sentiu um toque diferente, um toque que lhe drenou poder. Assim que tocou em Jesus, a mulher intocável sentiu uma maravilhosa sensação dentro de si. Ela sentiu que suas hemorragias haviam sido milagrosamente estancadas. Estando curada, o semblante pálido e triste da intocável começou a ganhar cor, alegria e vida.

Jesus, depois de sentir que algo muito bom saíra de si mesmo com aquele toque, perguntou à multidão: quem me tocou? Para os discípulos era uma pergunta absurda, pois como a multidão apertava o mestre, muitas pessoas haviam tocado nele. Já para a mulher que havia sido curada, a pergunta de Jesus poderia significar que ele percebeu que havia sido tocado por uma mulher impura. Por isso, tremendo e com medo de que Jesus a repreendesse por ela tê-lo tocado tornando-o impuro, a mulher se aproximou de Jesus e, prostrada aos pés dele, contou-lhe toda a verdade.

Jesus, admirado com a fé da mulher, amorosamente disse-lhe:” filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada deste teu mal”. Com esse gesto, Jesus mostrou que o amor dele e a fé da mulher fizeram mais bem a ela do que a lei que a mantinha como uma intocável. Assim, o toque proibido cheio de fé daquela mulher a levou ao conhecimento do poder, do amor e da maravilhosa graça do Senhor Jesus Cristo. Por isso, a fé dela a salvou das hemorragias e do preconceito a que era submetida pela lei e pela sociedade que cumpria a lei.

Leituras sugeridas

  • Lv.15:25-27 - a lei para quem tinha fluxo de sangue
  • Lc.8:43-48 - a versão de Lucas da história da mulher que tinha fluxo de sangue
  • Mt.9:20-22 - a versão de Mateus da história da mulher que tinha fluxo de sangue
  • Mc.9:23 - Tudo é possível para aquele que tem fé
  • João 3:16-18 - O amor de Deus supera a lei
  • Mc.5:24-34 - a versão de Marcos da história da mulher que tinha fluxo de sangue

Reflexão

Dalits, os intocáveis da Índia



Na Índia existe um sistema preconceituoso que divide a sociedade em “castas”. Essas “castas” representam uma hierarquia dos grupos sociais. Nesse sistema, quem nascce rico morre rico e quem nasce pobre morre pobre. Mas pior é quem nasce dalit. Os dalits não pertencem a uma casta. Eles são considerados intocáveis ou impuros porque na Índia acredita-se que eles são a poeira dos pés do deus Brahma, um ídolo indiano. Por causa dessa crença, homens, mulheres e crianças dalits são abandonados à extrema miséria. Este é o retrato atual do preconceito contra os dalits na Índia:


• Os dalits são considerados inferiores aos humanos
• Os dalits são condenados aos trabalhos mais sujos e mal remunerados por toda a vida, sem qualquer direito de evoluírem.
• Um dalit só pode entrar em um templo se não houver humanos.
• Eles só podem usar roupas de pessoas mortas.
• Até a sombra de um dalit é considerada impura e, por isso, ela não pode passar sobre um “ser humano”para não contaminá-lo.


Jesus disse: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 15:12). Esse mandamento de Jesus inclui os dalits. A mensagem do amor de Jesus precisa chegar a eles também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário