domingo, 2 de janeiro de 2011

História 1: O Chamado


O Chamado


Saul chama o espírito de Samuel através de uma feiticeira


I Samuel 28:1-20


Samuel, o juiz e profeta de Israel, estava morto e todo o Israel havia lamentado a sua morte porque ele era muito querido entre o seu povo.

Naquele tempo, Saul havia expulsado da terra os adivinhos e feiticeiros. No entanto, alguns feiticeiros escaparam e continuaram praticando feitiçarias.


O rei Saul andava apavorado porque não sabia o que fazer contra o poderoso exército dos filisteus que ameaçava ocupar Israel. Quando Samuel era vivo, Saul sempre o consultava, pois Deus falava através dele.


Como Samuel estava morto, Saul resolveu consultar diretamente o Senhor Deus. Como Saul havia se desviado dos caminhos de Deus, o Senhor não lhe deu qualquer resposta nem por sonhos e nem através dos profetas. Angustiado, Saul resolveu procurar uma feiticeira para que ela chamasse o espírito de Samuel. Saul não precisava fazer isso, pois antes de morrer, Samuel já lhe havia dito que o seu reino seria rasgado e entregue a Davi. Além disso, consultar mortos é uma prática condenada e odiada por Deus. Saul já andava errado diante do Senhor e com essa atitude de buscar uma feiticeira desagradou mais ainda ao Senhor.
Saul disfarçou-se e foi à presença da feiticeira. A feiticeira estava preocupada que Saul descobrisse que ainda havia feiticeiros em Israel. Mas Saul, disfarçado, jurou à mulher que ninguém faria mal contra ela. A mulher feiticeira perguntou a Saul: a quem farei subir? Saul pediu que ela fizesse subir a Samuel.


A feiticeira ficou apavorada quando descobriu que o homem que estava diante dela era o próprio Saul. Mas Saul disse para a mulher não se preocupar pois nada de mal lhe seria feito. A mulher disse então para Saul que via deuses subindo da terra e que vinha um homem muito velho envolto em uma túnica. Saul entendeu que era o próprio Samuel. O espírito falou para Saul as mesmas palavras que Samuel havia falado para ele antes de morrer,isto é, que o reino dele seria rasgado e que Saul seria entregue nas mãos dos filisteus. O espírito também disse: “amanhã mesmo estarás aqui comigo tu e teus filhos”.

Apavorado, Saul caiu enfraquecido, pois não tinha se alimentado durante todo aquele dia. Saul ficou mais atormentado do que já estava porque temeu as palavras do espírito que falava como se fosse Samuel. Depois disso, os filisteus guerrearam contra Israel. Saul temendo ser flechado pelos filisteus pediu ao seu pajem de armas para matá-lo com a espada. O pajem recusou-se a matar um ungido do Senhor, Então Saul suicidou-se com sua própria espada. O pajem de armas vendo seu rei morto, suicidou-se também com a espada. Faleceram Saul, três de seus filhos (inclusive Jônatas) e o seu Pajem de armas.



Reflexão

Brincadeiras perigosas de invocar espíritos



A Bíblia proíbe consultar mortos (Dt.18:9-12) porque é uma prática que não traz coisas boas para nós, mas sim coisas ruins e perigosas. O Diabo é o pai da mentira e se disfarça até de anjo de luz para enganar (II Cor.11:14). Por isso, em vez de chamar espíritos de pessoas mortas, as pessoas podem estar chamando, na verdade, demônios disfarçados. Há pessoas que buscam médiuns para consultar espíritos como fez Saul. Mas também há pessoas que invocam espíritos demoníacos sem querer através de certos jogos e de certas brincadeiras.

O jogo do copo, por exemplo, é uma forma de invocar espíritos. Para jogá-lo, as pessoas fazem perguntas e os “espíritos” respondem com o movimento do copo na direção de letras, números ou das palavras “sim” e “não” de um tabuleiro. Existem relatos de pessoas que morreram de forma inexplicável e trouxeram maldições para suas famílias depois de jogarem o jogo do copo. Isso acontece porque, quando invocam-se demônios, abrem-se portas para eles entrarem e fazerem grande estrago.

A festa de Haloween, que comemora o dia das bruxas, é uma festa realizada em países de língua inglesa e em vários cursos de inglês do mundo. Você sabia que essa “inocente” festa de crianças tem origem em uma celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e colocá-los em contato com os vivos? Fique atento: não abra portas para demônios entrarem, nem de brincadeira!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário