sábado, 29 de janeiro de 2011

História 7: O Exorcismo do Gadareno

O exorcismo do gadareno
A libertação do homem possuído por uma legião de demônios

Marcos 5:1-20

Na pacata província dos gadarenos, havia um homem feroz e de aparência horrorosa que vivia nos sepulcros. Ninguém conseguia prender ou amansar esse homem, pois ele era tão feroz que, tomado por uma força sobrenatural, quebrava e fazia em pedaços todas as correntes e amarras que nele fossem colocadas. A aparência atormentada e o furor desse homem o afastavam do convívio com as pessoas. Por isso, ele perambulava sempre sozinho pelos montes e sepulcros de Gadara, onde dia e noite ele clamava e cortava a si mesmo com pedras até sangrar.

O gadareno era dominado por espíritos imundos que o tornavam um homem imundo, perturbado e muito agressivo. Os demônios exerciam, assim, controle total sobre o corpo e a alma do gadareno.

Certa vez, Jesus e seus discípulos chegaram à praia da província dos gadarenos. A simples presença de Jesus foi como se um vendaval chegasse à Gadara, promovendo grande abalo nos milhares de demônios que dominavam o gadareno.
Assim que o gadareno viu Jesus, correu em sua direção e o adorou. Jesus, então, começou a ordenar que os espírito imundos se desalojassem do corpo do gadareno.

Controlado por milhares de demônios, o gadareno, em terrível e alta voz, exclamou:

- Que tenho eu contigo, Jesus, filho do altíssimo?! Conjuro-te por Deus que não me atormentes!
Repreendendo o espírito imundo, Jesus perguntou ao Gadareno:
- Qual o seu nome?
Assumindo a voz do gadareno, os demônios disseram:
- Legião, porque somos muitos.

Os demônios, conhecendo que Jesus tinha poder sobre eles, começaram a rogar-lhe para que não os enviasse para fora de Gadara. Nesse momento, passava uma manada de porcos. Os demônios então imploraram a Jesus para os mandar para a manada. Jesus os autorizou e imediatamente a legião de espíritos imundos se apoderou da manada de quase dois mil porcos. Os porcos enlouquecidos e possuídos pela legião, despencaram-se de um precipício e afogaram-se no mar.

Houve um grande alvoroço em Gadara por causa do afogamento dos porcos tomados pela legião de demônios. Muitos gadarenos, assombrados, saíram às ruas para saber o que aconteceu e foram ter com Jesus. Quando as pessoas viram o ex-endemoniado assentado, calmo, bem vestido e sóbrio, ficaram com medo.

As pessoas que presenciaram o exorcismo do gadareno e o afogamento dos porcos contaram o que tinham visto. Então os gadarenos começaram a rogar a Jesus que fosse embora de Gadara, principalmente por causa dos prejuízos causados com a morte dos porcos. Mas o ex-endemoniado, que era agora uma nova pessoa, rogou a Jesus para deixá-lo ir com ele. Jesus, no entanto, disse a ele para ir para casa e anunciar aos seus familiares quão grandes coisas Deus lhe fizera e como teve misericórdia de sua vida.

Assim, o ex-endemoniado gadareno, muito feliz, começou a anunciar em Decápolis o milagre que Deus fez em sua vida, libertando-o da opressão de uma legião demoníaca.

Reflexão
A possessão demoníaca: o começo e o fim


O filme “O Exorcista” conta a história de uma menina de doze anos possuída pelo demônio. O filme baseia-se em uma história real. O filme caracteriza a possessão demoníaca como o total controle do corpo e da mente de uma pessoa por demônios.

No filme “Exorcista”, assim como na história real que deu origem ao filme, a possessão demoníaca começou quando a menina usou a Tábua Ouija (ou jogo do copo) para fazer contatos com mortos. Conforme a Bíblia diz, o Diabo se transfigura até em anjo de luz (II Cor. 11.:14). Dessa forma, ele também pode se passar por espíritos de mortos e realizar coisas sobrenaturais para seduzir e enganar as pessoas. O interesse pelo sobrenatural e por poderes abrem portas para demônios entrarem nas vidas das pessoas e possui-las. Mas o que principalmente leva uma pessoa à possessão demoníaca é a ausência de Cristo em sua vida. Outras formas de abrir portas para a entrada de demônios é o envolvimento com coisas do ocultismo (mediunidade, bruxarias, regressão a vidas passadas) e com coisas oferecidas a ídolos (festas, músicas, livros, comidas, objetos, etc.). A Bíblia orienta a manter-se longe dessas coisas (Dt.18:9-12, Dt.23:9-14 e At.15:29).

A forma de pôr fim à possessão demoníaca é expulsar demônios no nome de Jesus Cristo, pois só a ele foi dado esse poder. A oração é fundamental para a libertação de pessoas. Em alguns casos de possessão demoníaca, a expulsão de demônios só é possível com muita oração e jejum (Mt.17:14-21). Para expulsar demônios é preciso também estar muito preparado com a fé em Jesus, oração e conhecimento da palavra de Deus para não ser ridicularizado pelos demônios (At.19:11-16).

15 comentários:

  1. Excelente artigo. Que o Senhor Jesus Cristo continue te dando muita sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Paulo!
    Um forte abraço e a bênção do Senhor Jesus na sua vida. :)

    ResponderExcluir
  3. Creio que a libertaçao vem da verdadeira FÈ, e ainda existem Gadarenos por ai e se verdadadiramente acreditarmos naquilo que o Senhor e Mestre Jesus nos ensinou em Seu Santo Nome podemos expulsaremos esses Demonios, que a Paz e E a Misericordia de Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Amém, Marcos!
    Sim, a libertação vem da verdadeira fé, mas também é preciso estar atento para não abrir portas e brechas através do pecado e envolvimento com idolatria. A fé sem obras é morta, certo? Abençoado seja o irmão!

    ResponderExcluir
  5. Hoje eu pude constatar o PODER QUE HÁ NO NOME DE JESUS!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo artigo,sabedoria e sempre bom

    ResponderExcluir
  7. AMADA FICO ME PERGUNTANDO ONDE ESTAVA A FAMILIA DO ENDEMONINHADO GADARENO . E O Q REALMENTE ACONTECEU PARA Q ELE FICASSE ENDEMONINHADO QUAL A HISTORIA DE SUA INFANCIA E SEU SOFRIMENTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E TAMBÉM MEU NOME E EUNICE

      Excluir
    2. E TAMBÉM MEU NOME E EUNICE

      Excluir
    3. Olá, Eunice!
      Como eu disse no artigo, acredito que tudo começou com brechas e envolvimento com o sobrenatural do mal. Há pessoas que entram por curiosidade ou para obter alguma vantagem e acabam caindo em um laço satânico.

      Atenciosamente,
      M@rcia

      Excluir
    4. Olá, Eunice!
      Como eu disse no artigo, acredito que tudo começou com brechas e envolvimento com o sobrenatural do mal. Há pessoas que entram por curiosidade ou para obter alguma vantagem e acabam caindo em um laço satânico.

      Atenciosamente,
      M@rcia

      Excluir