sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

História 6: O desabafo da jumenta



O desabafo da jumenta
O Senhor abre a boca da jumenta para abrir os olhos de Balaão.

Números 22:-21-35

Depois que os Israelitas saíram do Egito, o Senhor muito os fortaleceu para conquistarem a terra prometida. Quando Balaque, rei de Moabe, viu que o povo de Israel tornara-se poderoso e que estava ocupando várias terras, temeu que o reino de Moabe fosse dominado. Balaque teve então a ideia de chamar o profeta Balaão para que ele amaldiçoasse os filhos de Israel. Balaão era uma espécie de profeta mercenário que usava seus dons para obter vantagens.

Quando Balaque enviou seus príncipes para falarem com Balaão, Deus falou com Balaão à noite dizendo-lhe para ir com eles, mas que ele deveria fazer o que Senhor dissesse.

Na manhã seguinte, Balaão preparou a sua jumenta e foi-se com os príncipes de Balaque. No entanto, Balaão ia-se pelo caminho fugindo da orientação de Deus. Então o Senhor irou-se contra ele e pôs-lhe um anjo como adversário no caminho. Balaão não viu o anjo do Senhor, mas a sua jumenta o viu. Sensível à presença do anjo, a jumenta desviou-se do caminho que Balaão a guiava. Balaão, furioso com a desobediência da jumenta, começou a espancá-la. A jumenta retomou o caminho, mas novamente o anjo do Senhor apareceu diante de Balaão com uma espada, mas ele não o viu.

A jumenta, ao ver de novo o anjo, jogou-se em pânico contra uma das paredes de um caminho de vinhas. Mais uma vez Balaão espancou impiedosamente a sua jumenta. A jumenta já exausta das pancadas que levou, seguiu com Balaão por um caminho muito estreito. Pela terceira vez, o anjo do Senhor apareceu e a jumenta, sem ter mais como desviar-se, pois o caminho era estreito, deitou-se embaixo de Balaão. Ardendo em ira, Balaão espancou com mais raiva a jumenta. Enquanto a vara de Balaão cantava com fúria “slept, slep,slept” nos lombos da jumenta, fantasticamente o Senhor abriu a boca da jumenta, que em grito de dor desabafou:

_ Que te fiz eu?! Por que me espancaste três vezes?! Balaão respondeu-lhe:

_ Porque você zomba de mim. Se eu tivesse uma espada na mão, certamente eu te mataria agora! A jumenta disse a Balaão:

_Alguma vez eu agi dessa forma contigo?

Balaão respondeu que não. Ao responder à jumenta, os seus olhos foram abertos e ele finalmente viu o que a jumenta estava vendo no caminho: o anjo do Senhor com uma espada na mão. Então Balaão prostrou-se diante do anjo e reconheceu o seu pecado. O anjo disse a Balaão que o caminho dele era perverso diante de Deus e que, se a jumenta não lhe tirasse três vezes do caminho, ele mataria Balaão e deixaria a jumenta viva. Por último, o anjo disse-lhe para seguir caminho com os príncipes de Balaque, mas que agisse conforme a orientação do Senhor. Assim, foi-se Balaão com os príncipes.

O Senhor ordenou que Balaão abençoasse os filhos de Israel em vez de amaldiçoá-los, como queria Balaque. Balaão obedeceu a ordem do Senhor e abençoou os israelitas. Mas, para não contrariar Balaque, Balaão sugeriu-lhe uma outra estratégia para destruir os israelitas: fazê-los cometer idolatria e prostituírem-se com as mulheres moabitas (Apocalipse 2:14). Essa ideia de Balaão fez com que o o povo se aliasse com os moabitas e pecasse grandemente contra Deus.

Leituras sugeridas

  • Nm.21:31-35 - Balaque teme a expansão dos Israelitas.
  • Nm.22:1-8 - Balaque manda chamar BalaãoNm.22:9-20 - o desabafo da jumenta espancada.
  • Nm.23:1-12 - Balaão abençoa o povo de Israel
  • Dt.7:1-16 - Deus adverte o povo a não se misturar com os povos pagãos da terra prometida pois eles lhe seriam por laço.
  • Ap.2:14, Nm.31:16 - Balaão tem a ideia de fazer o povo de Israel misturar-se com os moabitas através da idolatria e da prostituição, fazendo os israelitas profanarem a aliança com o Senhor.
Reflexão
As maldições pegam?


A Bíblia diz: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”(Romanos 8:1). Portanto, se uma pessoa está em Cristo, não existe maldição que possa atingi-la. Mas se uma pessoa NÃO está em Cristo, as maldições podem atingi-la sim, pois o Diabo encontra a casa vazia (o corpo da pessoa) e com portas abertas (pecados) para ele entrar e fazer grande estrago (Mt.12:13-45). Para essa pessoa livrar-se das maldições, ela precisa de orações e de aceitar a libertação de Jesus, pois só ele tem poder para desfazer qualquer mal.

Quanto à pessoa que lança maldições sobre os outros, ela usufrue-se dos poderes do mal de Satanás e se compromete com ele. Como Satanás não dá coisa alguma de graça, certamente ele cobrará dessa pessoa e o preço é a alma dessa pessoa.

Para proteger-se das maldições, o cristão deve usar a infalível armadura de Deus (Efésios 6:10-20). Essa armadura garante a presença de Cristo na vida de uma pessoa e, portanto, não há condenação contra ela. O capacete da armadura de Deus é a salvação, a couraça é a justiça, as vestes são a verdade, a espada é a palavra de Deus, o escudo é a fé e os calçados são a preparação no evangelho. Além de vestir-se da armadura, o cristão deve estar sempre em oração.

Siga o que a Bíblia diz para proteger-se das maldições e nenhum mal te sucederá (Salmos 91)

Nenhum comentário:

Postar um comentário