domingo, 2 de janeiro de 2011

História 3: A Metamorfose do Rei

A metamorfose do rei

O orgulho do rei Nabuconosor e a sua incrível
transformação em um animal do campo


Daniel 4:4-37


O rei Nabucodonosor era um rei muito poderoso que dominava o império Babilônico na época do cativeiro dos israelitas. Certa vez, esse rei estava sossegado em seu palácio quando teve um estranho sonho que o deixou muito perturbado. Nesse sonho, o rei viu um ser que descia do céu e gritava a seguinte sentença: “Derrubem a árvore e cortem os seus ramos, sacudam suas folhas, espalham os frutos dela e fujam os animais que estão acima e debaixo dela. Mas deixem o tronco e as raízes para que sejam molhados pelo orvalho do céu. Que o seu coração não seja mais de homem, mas de animal e passem sobre ele sete períodos de tempo”.
Assombrado, o rei Nabucodonosor consultou as pessoas mais sábias do seu reino para saber a interpretação do seu estranho sonho. Mas nenhum dos astrólogos, magos e feiticeiros do reino foi capaz de explicar o sonho de Nabucdonosor. Chegou então à presença do rei o sábio Daniel, um judeu que veio do cativeiro e passou a fazer parte da corte de Nabucodonosor , pois tornou-se um dos governadores da Babilônia.
Nabucodonosor pediu a Daniel para dizer as visões e a interpretação do seu sonho. Nabucodonosor chamava Daniel de Beltessazar, pois acreditava que ele tinha o espírito dos deuses.
Daniel ficou perplexo por quase uma hora por causa do sonho do rei. Depois ele disse ao rei Nabucodonosor que o sonho era a profecia de uma sentença decretada por Deus contra ele. A sentença era que Nabucodonosor, que era a árvore do sonho, seria tirado do convívio das pessoas e viveria com os animais do campo e comeria ervas como eles por alguns períodos de tempo. E assim como o tronco da árvore permaneceu na terra com suas raízes, o reino da Babilônia voltaria para Nabucodonosor depois que ele reconhecesse a grandeza e o poder de Deus.
Depois de doze meses, a profecia contra o rei Nabucodonosor foi cumprida. Em um dia, estando Nabucodonosor passeando no seu palácio, sentiu-se o todo poderoso e orgulhou-se de ter edificado o grande império da Babilônia com a sua força. Caiu então uma voz do céu que disse a Nabucodonosor: o teu reino passou. O rei ouviu as mesmas palavras da profecia sentenciada em seu sonho. A partir disso, Nabucodonosor começou a dar sinais de loucura e foi tirado do convívio das pessoas.
O poderoso rei da Babilônia vivia agora pastando com os animais do campo e era molhado pelo o orvalho do céu. Com o passar do tempo, incrivelmente, Nabucodonosor começou a transformar-se em um animal do campo, ganhando uma horrorosa aparência. Do seu corpo nasciam pêlos e suas unhas cresciam como as unhas das aves.
Depois de algum tempo vivendo como um animal do campo, Nabucodonosor voltou a ter entendimento das coisas e reconheceu o poder e o domínio eterno do Senhor Deus sobre todas coisas. Nabucodonosor também entendeu que o Senhor pode humilhar aqueles que vivem cheios de orgulho como ele vivia. Assim, Nabucodonosor louvou e glorificou o Deus dos céus, e voltou a ser um rei cheio de esplendor e de majestade.

Reflexão

Lobisomens existem?

No folclore, licantropia é a capacidade ou maldição caída sobre um homem que se transforma em um lobo. Em psiquiatria, é um distúrbio onde o indivíduo pensa ser ou ter sido transformado em qualquer animal. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Licantropia)

A Porfiria é uma doença genética que faz com que pessoas, como o paciente abaixo, ao se exporem à luz, suas mãos se convertam em garras e sua face, peluda em sua totalidade, mostre uma boca permanentemente aberta por lesões repetitivas dos lábios. Estando os dentes descobertos, adquirem aparência maior, sugerindo presas. Talvez daí tenha-se originado a lenda do Lobisomen. Fonte: Licantropia e Vampirismo, disponível em: http://www.psiqweb.med.br


Segundo o ex-satanista William Schonoebelen, no seu livro Entrevista com um ex-vampiro, o lobisomem é um indivíduo muito elevado na magia negra e que alcançou uma quantidade incrível de possessão demoníaca. Ele diz ter visto pessoas se transformando em outros animais e que sua esposa já viu um lobisomem.
E Você ? Acredita em lobisomens?

8 comentários:

  1. Existe inúmeras coisas ocultas no mundo não acreditar ou acredita é de cada pessoa
    Eu acredito

    ResponderExcluir
  2. Realmente existem coisas inexplicáveis no mundo espiritual e real. Só com discernimento vindo de Deus para que diferenciemos o que é um castigo, maldição ou o próprio demônio.
    Acredito!

    ResponderExcluir
  3. De fato, mas sempre fica uma licao, sendo sobrenatural ou nao. :(
    Atenciosamente,
    M@rcia

    ResponderExcluir
  4. Todo homem em sua obra diaria é rei e as vezes orgulhoso de fato, logo o que aconteceu com o rei dessa parabola recai sobre qualquer um que venha ser igual a ele, sim muitos homens nos dias de hoje estão no estado de Nabucodonosor, seu espirito é animalesco e age como animal, se atem a conseguir comida e satisfazer seus desejos e nada mais, o Senhor sempre esteve e estará em todas as obras, nossas conquistas são dele. Deus abençoe e Ilumine com sua luz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do seu comentario! Realmente as vezes Deus faz passar pelo sofrimento para dosar a vaidade humana.

      Excluir
    2. Nesse caso não se trata de uma parábola e sim um fato acontecido, Parábolas foram criadas por Jesus como forma de didática de ensinamento...

      Excluir
    3. Sim, pois se não me engano o rei Nabucodonosor teve seu tempo de loucura. Logo, não foi uma parábola.

      Excluir