sexta-feira, 15 de abril de 2011

História 13: O funeral de Naim

O funeral de Naim

No funeral do filho de uma viúva da cidade de Naim, Jesus faz o jovem defunto levantar-se do seu caixão.
Lucas 7:11-17


A pequena e sossegada cidade de Naim, das terras de Israel, ganhou única e notória menção nas páginas das sagradas escrituras ao ser visitada por Jesus Cristo durante um triste acontecimento que mobilizou a cidade. Seguido por seus discípulos e por uma grande multidão, Jesus chegou à porta da cidade de Naim e presenciou uma cidade enlutada. Uma outra multidão caminhava pelas ruas de Naim em cortejo fúnebre carregando o caixão de um jovem e seguindo uma triste viúva, que era a mãe do defunto.

Quando Jesus viu o triste semblante da viúva de Naim, sentiu profunda compaixão dela. Jesus não conhecia a viúva, mas sentiu em si mesmo a dor daquela mulher, que já havia perdido o marido e naquele momento chorava a perda do seu único filho. Não havia palavras que consolassem aquela mulher, pois perder marido e filhos, para uma mulher daquela época, era como se perdesse praticamente tudo. Mas Jesus disse a ela duas palavras de consolo que não voltariam vazias: “não chores”.

Jesus aproximou-se e tocou no caixão do rapaz interrompendo o cortejo fúnebre. As pessoas que levavam o caixão pararam para que Jesus olhasse o defunto. Naquele momento, duas multidões, a que seguia Jesus e a que seguia a viúva no cortejo fúnebre, juntaram-se em torno de Jesus e do caixão do rapaz. Aquelas pessoas testemunharam o grande acontecimento que levou a cidade de Naim do anonimato para as páginas das escrituras sagradas.

Ao tocar no caixão do rapaz, Jesus falou claro e diretamente com o defunto: “Jovem, eu te digo: Levanta-te”. Quando essas palavras foram proferidas próximo ao caixão, sinais de vida faziam desaparecer a forte presença da morte no funeral de Naim. O defunto começou a virar-se no caixão chamando a atenção das duas multidões que participavam do funeral. Em pouco tempo, o filho da viúva de Naim estava sentado no caixão e começou a falar. Possivelmente, diante daquela cena, algumas pessoas saíram correndo, outras desmaiaram de susto e outras ficaram paralisadas pelo forte impacto de verem um defunto levantar-se do caixão. Mas, mesmo tomadas por grande pavor, as pessoas glorificaram a Deus e reconheceram que um grande profeta se levantou em Israel e que Deus havia visitado o seu povo naquele dia.

Ninguém, no entanto, poderia ter sentido mais emoção pela ressurreição do jovem do que a mãe dele. A profunda tristeza da viúva cedeu lugar a uma grande alegria no coração. O milagre de Jesus devolveu a vida do rapaz e a alegria de viver de sua mãe. Naquele memorável funeral, do choro fez-se o riso, da tristeza fez-se grande celebração e da morte fez-se vida. Isso é incrível!

O milagre realizado no funeral de Naim logo ganhou repercussão em Israel. Depois da ressurreição do filho da viúva de Naim, rapidamente a fama de Jesus alcançou toda a Judéia e todas as terras vizinhas de Naim. E assim, a pequena e esquecida cidade de Naim, que existe até os dias de hoje em Israel, ficou para sempre lembrada como a cidade onde Jesus ressuscitou o filho único de uma viúva.

Textos sugeridos

Lc.7:11-17 - A história do funeral de Naim
Rm.12:15 - Chorem com os que choram como fez Jesus
ICor 15:16-19 - A importância da ressureição
Jo 5:25-29 - As duas ressurreições
Ec.6:3 - É importante ser enterrado depois de morto

Reflexão

Funeral com cremação: O que vai significar?



A Bíblia não condena explicitamente a cremação. O homem é pó e ao pó tornará, com ou sem cremação. No entanto, enquanto o sepultamento é associado à preservação, a queima de corpos é associada a punições severas (Lv. 20:14; Js. 7:24-26; Dn.3:19-20), à profanação (IIRe.23:16-18) e à destruição (Am 2:1-2).

Segundo a Bíblia, a cremação não anula a ressurreição por dar fim ao corpo, pois os salvos ressuscitarão independentemente do destino de seus cadáveres, já que receberão novos corpos (I Cor 15:35-50; Fil.3:21) .

Muitas pessoas realizam a cremação por acharem uma cerimônia bonita e nobre, mas outros a realizam por motivos religiosos e por ideologias que negam a ressurreição dos mortos. Os ateus, por exemplo, vêem a cremação como uma forma de manifestarem que não acreditam na vida após a morte. Já algumas religiões realizam a cremação por crerem na reencarnação, o que também nega a ressurreição e a salvação através de Jesus pois associa a salvação a vários estágios de evolução da alma em cada reencarnação.

A decisão de enterrar ou cremar o corpo morto deve ser feita com base em propósitos que justifiquem uma dessas opções. Por que assemelhar-se às religiões pagãs quando podemos fazer como os heróis da Bíblia, que sepultaram com zelo os seus restos mortais?

Como cristãos, temos a missão de propagar o evangelho de Jesus enquanto aqui estivermos. Quando daqui sairmos, devemos ter também a preocupação de deixar uma ultima mensagem às pessoas para que elas dêem valor à vida antes e depois da morte. Como você quer que as pessoas interpretem o seu funeral: como um fim à vida ou como uma celebração da sua passagem para a eternidade com Cristo? Pense nisso, o funeral é sua última mensagem!

47 comentários:

  1. Márcia!O seu comentário sobre a viúva de NAIM estar muito bom, você merece PARABÉNS.olha não fique chateada,más esta MASCARA não fico bem.porque nós somos crentes e não tememos nada,somos LUZ e a LUZ tem que resplandecer , DEUS te abençoe muito mais ,GRAÇA E PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Humm...Vc tem toda razão! A Miss M era uma personagem que eu usava para revelar segredos da informática eheheh Mas vou mudar a foto :)
    Abração para vc,
    Obrigada pelo comentário!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Prezada Missª. Marcia:

    A Paz do Senhor!

    Parabéns! Gostei muito da exposição do texto de Lucas 7:11-17 (Funeral de Naim), mas tenho uma dúvida e gostaria de sua ajuda para elucidá-la.

    No Capítulo 19 do livro de Números fala sobre a Lei Cerimonial da Purificação, mostra Jesus quebrando um paradigma, ao tocar o esquife, pois um judeu não poderia tocar em ninguém morto. Ouvir alguns comentários que Ele não poderia parar o cortejo fúnebre também, porém não encontrei na bíblia algo que comprovasse esta afirmação.

    A Professora conhece alguma passagem que comprove esta afirmação?


    Em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  4. OLá, Lusardo! Tudo bem? Obrigada por sua participação no Blog :)
    Jesus, com mais esse exemplo, mostrou que é mais importante fazer o bem do que cumprir a lei ao pé da letra. É o mesmo caso da mulher com fluxo de sangue (leia o estudo que coloquei aqui "A intocável"). A lei condena e separa, mas o amor cura e restaura. O que era mais importante para Deus: ficar puro ou trazer um homem de volta para a vida? Maior do que a Lei sempre deve ser o amor, por isso, Jesus resumiu a lei no amor a Deus e ao próximo. Se não fosse assim, o defunto de Naim teria outro fim. Mesmo Jesus tendo ficado "impuro" as pessoas glorificaram a Deus. Certamente não fariam o mesmo se Jesus ficasse puro e o funeral prosseguisse. Aí fica claro o que agrada mais a Deus! Era isso que Jesus queria deixar bem claro. Quanto ao que você disse de que ele não poderia interceptar o funeral, também não achei fundamento bíblico, segundo a minha Bíblia de estudo, que é muito aprofundada... Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gostei nmuito do seu estudo,que Deus te abençõe...

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olha eu comesei resente mente ler bíblia e estou sedento de colhecimentos. Mas vc e top se espresa de mais uma eloquência fora do normal meu Deus. Se eu pode-se fazer um pedido já Deus eu queria porção dobrada da sua sabedoria meu Deus parabéns

      Excluir
    2. Sou Cristã,confessa e crente que Jesus Cristo é o meu Senhor e Salvador; optei pela cremação, porque eu creio que meu Deus assim como ele formou o homem do pó, novamente Ele poder trazer o homem da cinza novamente. E porque ocupar espaço maior na terra para com o nosso corpo, quando este espaço pode ser utilizado para coisas mais úteis para que estão vivos e as cinzas ocupa espaços pequenos e podemos guardar com carinho o restos mortais de quem amamos aonde quisermos e levarmos conosco pra onde irmos.

      Excluir
  7. Deus te abençoe querida muito bom seu comentário

    ResponderExcluir
  8. Marcia vou ministrar uma pregação nesta noite,baseado neste texto da viuva de Naim e seu comentario e sua obra vai me ajudar muito ,creio que o Espirito Santo me direcionou para ler sua publicação e desejoque nosso Deus sempre continue usando pessoas como Vc que a luz da biblia publica artigos para edificação de muito,que Deus continue derramando bençãos sobre sua vida

    Ev.Jailson Rocha

    Igreja Batista Canaã / Maceió Al

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Jailson!
      Muito obrigada! De fato,esse é o objetivo:que a mensagem da Palavra de Deus chegue as pessoas que a Internet seja um instrumento de Deus para nos ajudar nessa missão.A bênção do Senhor para o irmão na sua pregação :)

      Atenciosamente,
      M@rcia

      Excluir
    2. DE QUAL DOENCA O FILHO DA VIUVA DE NAIM MORREU PORFAVO SE TIVER COMO RESPODER OBRIGADO.MARCIA QUE DEUS TE ABENCOE.

      Excluir
    3. Olá, Fabrício! O Lucas era bem detalhista em suas narrações, mas a única pista que ele deixou da causa da morte do filho da viúva de Naim foi um caixão aberto (esquife). Isso significa que não foi de doença muito grave ou contagiosa que precisasse enterrar imediatamente. Além disso, a multidão seguia em cortejo. Como o texto só aparecesse em Lucas, não há mais informações na Bíblia sobre a causa da morte.

      Excluir
  9. Boa mensagem parabéns me ajudou muito Deus continue abençoando a senhora fica na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Boa mensagem parabéns me ajudou muito Deus continue abençoando a senhora fica na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Irmaos, gostava de partilhar convosco o que penso.

    Porque é que Jesus cristo nao foi enterrado, em baixo da terra? E em vez disso foi enterrado numa cave espaçosa albergar mais pessoas?

    ResponderExcluir
  12. Porque alguem teve a nobreza de oferecer ao rei jesus um sepultamento digno.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  14. Muito bom Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  15. Amém !alguém poderia me dizer as seguintes informações : qual nome das mulheres que era pagas para chorar no velório ? : fazia muito tempo que o marido dela morreu. ? Alguém pode me direcionar um estudo que fale sobre esses detalhes. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carpideiras, Dudu!
      O texto não deixa evidente se fazia muito tempo que ela era viúva, mas pelo jeito era esse filho que a sustentava.
      Oriento-o a consultar livros de contexto cultural bíblico. Mas em muitas bíblias de estudo explica bem: John MacArthur, Genebra e Mathew Henry.

      Excluir
    2. Carpideiras, Dudu!
      O texto não deixa evidente se fazia muito tempo que ela era viúva, mas pelo jeito era esse filho que a sustentava.
      Oriento-o a consultar livros de contexto cultural bíblico. Mas em muitas bíblias de estudo explica bem: John MacArthur, Genebra e Mathew Henry.

      Excluir
  16. O texto nao fala, mas se a mae e uma pessoa de posses, possivelmente sim.

    ResponderExcluir
  17. paz do senho , primeiramente muito bom o texto comentado ..agora me esclareço uma duvida , o cemiterio ficava fora da cidade de naim? e quando jesus chega estao ainda em naim? ouvi um comentario certa vez que os cemiterios ficavam fora da cidade , pois os judeus diziam que nao poderiam fica na cidade nada impuro ? esta informacao procede ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentario. Acho que ele foi enterrado fora da cidade porque a cidade era muito pequena e, por isso, nao tinha um cemiterio local. Quanto a enterrar fora, acho que nao procede. La na volta dos mortos-vivos,no final do livro de Mateus, os sepulcros se abridam no proprio local.
      Atenciosamente,
      M@rcia

      Excluir
  18. muito bem...
    agora estudando este texto biblico percebi que algumas pessoas disseram que jesus ficou impuro ao toca no esquife, porem a biblia diz que ele toca no esquife(caixao) e nao no morto ,
    teria algum argumento para esclareçe minha duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse e o exemplo claro de que o que contamina o homem nao e o que vem de fora mas sim de dentro. Se eles estivesse impuro, a presenca de Deus nao estaria nele e ele nao poderia fazer o milagre...a lei e para homens e nao para Deus. Jesus era Deus em carne. A lei nao se aplicava a ele, portanto.

      Excluir
  19. Paz do Senhor Márcia. Existia naquela época algum trabalho a ser feito no corpo do defunto, como por exemplo: embalsamar ou tanatopraxia? Li um post de um pregador a muito tempo dizendo q os órgãos eram retirados, sendo assim, este jovem foi ressuscitado pro Cristo e seus órgãos foram novamente formados. É verdade essa questão? Ele não tinha entranhas ?
    Desde já agradeço e parabéns pelo belo estudo. Paz !!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Que eu saiba era o embalsamento, mas so quem era rico, no caso de Lazaro. Dos orgaos nao sei. Mas esse filho da viuva estava no caixao, mas nao fala se ele foi embalsamado, pois ele se sentou, apos a palavra de Jesus.
    Atenciosamente,
    M@rcia

    ResponderExcluir
  21. Muito bom a explicação do texto bíblico! Deus continue lhe abençoando no seu ministério e missão.

    ResponderExcluir
  22. Márcia que mensagem forte, através desta mensagem Deus vai mudar o quadro de muitas pessoas e que Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  23. Quero parabenizar não só pela dissertação do texto, mas por ter respondido todas as perguntas dos internautas de forma simples e prudente sem comprometer as as escrituras sagradas.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom esta refrequiçao .mas eu gostaria de saber gual era a condição de uma viúva naquele tempo. Ela teria q mendigar ou fazer o q para viver.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Márcia
    Eu estava vendo um hino(porque choras)baseado nesse testo e resolvi puxar pra ver...olha muito lindo esse texto onde Jesus mais uma vez opera milagres..
    Parabéns. ..desejo a vc Márcia uma vida abundante e muita paz e q sua vida seja repleta de muitas bênção

    ResponderExcluir
  26. Vi pregação q informa que a viúva pagou para q chorem no funeral do filho . Mais ela era viúva ? Ele não tinha como pagar . Tbm não vi na biblia essa passagem

    ResponderExcluir
  27. A biblia não vai revelar o nome dessa mulher so vai nomeala a viuva de naim e nesserario sabemos que toda mulher judeia tinha o sonho de se casar e gera um filho com seu espozo e de preferencia que esse filho fosse homem assim dando continuidade a desendencia de seu pai podemos ver dentro dessa linda historia que por ela ser viuva um dia ela foi cazada gero um filho homem e teve seu sonho realizado mais a biblia vai nos informa que vem a morte levando o seu marido assim frustando seus sonhos mais ainda le restando seu filho ela transfere toda sua espectativa para ele agora essa mulher deposita todos os seos sonhos progetos e confiança nele seu filho agora passa a ser sua unica esperança mais a biblia vai diser que novamente veio a morte agora não levando so a seu filho mais tambem levando todas as suas espectativas seus sonhos projetos e confiança se não vastasse toda a sua esperança paz pr junior esse texto é so uma pequena introdução de uma pregação minha acredito que podera ajudar alguns irmãos a entender essa linda historia de vida dessa mulher

    ResponderExcluir
  28. Parabéns, o seu comentário foi excelente... Por favor você sabe me informar se na cidade de Naim existe cemitério?

    ResponderExcluir
  29. É vdd q a cidade de nain tinha esquecido do Senhor tinha virado as costas pra Deus e tinham adorado outros deuses.

    ResponderExcluir
  30. É por q o vesículo 16 diz q um grande PROFETA se levantou e Deus visitou seu povo

    ResponderExcluir