sexta-feira, 29 de julho de 2011

História 25: A Profecia

A profecia
Depois de uma batalha espiritual entre anjos e demônios, uma profecia do fim dos tempos é revelada ao profeta Daniel.
Daniel 10:1-16;Daniel 12:1-13



No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada a Daniel uma profecia que envolveu um grande conflito espiritual. A profecia era difícil, mas um anjo a explicou a Daniel através de uma visão fantástica.

Antes de receber a profecia, Daniel ficou muito triste por três semanas e em constante oração. Possivelmente com a sensação de não estar sendo ouvido por Deus, Daniel sofreu grande angústia. Nesse tempo, ele não comeu alimento desejável, não bebeu vinho e não se ungiu com ungüento, o que representava cuidado com o corpo e estado de alegria.

Passadas as três semanas e, estando Daniel à beira do rio Tigre, de repente ele viu um ser fantástico que resplandecia como a pedra preciosa de berilo. O rosto do ser relampejava, os seus olhos eram como tochas de fogo, seus braços e pés brilhavam como bronze polido, suas vestes eram de linho e de ouro puro, e a sua voz era um estrondo, como se uma multidão estivesse falando ao mesmo tempo.

As pessoas que estavam com Daniel não viram a visão, mas ficaram tão apavoradas que fugiram e se esconderam. Já Daniel, ali sozinho, ficou pálido e enfraquecido diante da impressionante visão. Quando o ser fantástico, que era um anjo, começou a falar, Daniel desmaiou e ficou caído no chão.

O anjo tocou em Daniel e eis que ele tremia da cabeça aos pés. O anjo disse-lhe então que Deus ouviu a oração dele desde o primeiro dia em que se humilhou diante do Senhor buscando sabedoria. O anjo também disse a Daniel que veio em resposta às orações dele para trazer-lhe a profecia de um futuro distante. Mas o Príncipe da Pérsia, que era o anjo das forças do mal que estava por trás do comando da Pérsia, tentava impedir a entrega da profecia com dura resistência.

O Príncipe da Pérsia, junto com seus anjos aliados, isto é, os demônios, travaram uma grande batalha contra o anjo mensageiro de Deus. Miguel, o anjo guerreiro do céu, vendo o anjo mensageiro sozinho na luta, saiu em sua defesa. Depois de vinte e um dias, o anjo mensageiro, com a ajuda da força guerreira de Miguel, venceu a tenebrosa batalha contra os anjos do mal.

Vencida a primeira batalha contra o príncipe da Pérsia, o anjo mensageiro tocou em Daniel e o fortaleceu dizendo: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte.

O anjo mensageiro disse a Daniel que voltaria a lutar contra o Príncipe da Pérsia e que depois viria o Príncipe da Grécia, que é o mesmo anjo representante das forças do mal, mas agora sob o comando da Grécia. O anjo mensageiro garantiu, no entanto, que enfrentaria as batalhas de ordem espiritual ao lado de Miguel e que a profecia de verdade seria revelada a Daniel.

A profecia revelada pelo anjo foi selada nos capítulos 10 a 12 do livro de Daniel. As palavras finais dessa profecia anunciaram que, nos tempos do fim, Miguel se levantaria pelo povo de Deus e que seria esse um tempo de grande angústia. Muitos correriam de uma parte para a outra e a ciência cresceria muito. Mas todo aquele que fosse achado escrito no livro de Deus seria salvo. Assim, aqueles que estavam mortos ressuscitariam uns para a vida eterna e outros para o castigo eterno.

E foram estas as últimas palavras do anjo mensageiro a Daniel: “vai até ao fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias”. Quem entender, entenda o que diz a sagrada profecia até hoje.

Leituras sugeridas

Dn 10:1-16 - A batalha espiritual antes da revelação da profecia
Dn 12:1-13 - A profecia do fim dos tempos
Ap 12:7-12 - Batalha entre o anjo Miguel e Satanás
Mt 24:4-14 - Jesus anuncia como será o fim dos tempos
Ef 6:11-18 - Armadura de Deus para a batalha espiritual

Reflexão
O cristão e a batalha espiritual



A batalha espiritual refere-se ao conflito entre Satanás, que é aquele que se opõe a Deus, e os filhos de Deus, que são os anjos e os homens.

Infelizmente, sobre o tema batalha espiritual, os cristãos, em geral, posicionam-se em dois extremos opostos: ou dão pouca importância ou dão importância excessiva. No primeiro extremo, alguns chegam a negar a ação de demônios no plano terreno. Já, no segundo extremo, há uma supervalorização dos ataques demoníacos e das ações de defesa contra esses ataques.

Nesse último caso, os cristãos preocupam-se mais em se proteger contra Satanás do que se orientar por Jesus guardando e vivendo os seus mandamentos.

O cristão deve sempre dar importância maior a Jesus em tudo. Mas também deve estar atento aos ataques de Satanás para fazê-lo cair e até mesmo para destruí-lo. A Bíblia, dessa forma, orienta-nos a vigiar porque o diabo, nosso adversário, anda em nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe.5:8).

Para vencer Satanás, o primeiro passo é não dar lugar a ele (Ef 4:27). Para isso, é necessário fechar as portas pelas quais ele entra. Essas portas são os pecados e, principalmente, os da idolatria, de envolvimento com práticas ocultistas, da falta de perdão, do ódio e de uniões sexuais ilícitas. Não há comunhão entre luz e trevas(II Cor 6:14 ), por isso o cristão tem que lutar contra o pecado (Rm 6), renúnciá-lo e arrepender-se, para que Satanás perca espaço e Deus não se ausente da vida de uma pessoa.

Para combater os príncipes das trevas, é preciso estar revestido da armadura de Deus composta pelo capacete da salvação, pela couraça da justiça, pelas vestes da verdade, pela espada da palavra de Deus, pelo escudo da fé e pelos calçados da preparação no evangelho (Ef 6:10-20). Vestir essa armadura e estar sempre em alerta, isto é, em oração, é estar em Cristo e, estando em Cristo, nenhuma condenação há. Assim, por Cristo, é-nos dada a vitória na batalha espiritual contra Satanás.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que Deus o criador tem o poder aqui e nos céus sobre toda criatura, tanto celestiais e terrenas. Ele pode faz agente ter experiencia com os anjos para nos orientar como podemos chegar até sua presença novamente.Tanto que Jesus nos deixo muito requezitos como: crê nele, ser batizado obedecer sua palavra e amar seu próximo com a nós mesmo.O amor é fundamental sem ele não tem como chegar até sua presença. Muito que falam de Deus mas não tem amor ao seu próximo, não adianta de nada porque, no seu coração está cheio de amor por aquilo que as pessoas tem, não por aquilo que ela são filho Deus. Muito cuidado vocês que levam a palavra do Pai, só para obter seus bens, porque logo logo, Jesus voltara e cobrara todos os que estão agindo de mal fé. Os falsos profetas. Irineu b. dos Santos.

      Excluir
    2. Sim, concordo plenamente, Celso! Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia. :)

      Excluir
  2. Uma explicação inteligente . Devemos aguardar com ,renuncias e certeza a resposta do Senhor às nossas súplicas.

    ResponderExcluir
  3. Essa parte do livro de Daniel mostra o seguinte; Potências políticas,estão sob o poder de demônios.
    Basta ver no passado como as nações ao redor de Israel,tentaram por diversas vezes destrui-lá.
    Para que assim não,surgisse o Messias.
    Príncipe ou guardião da pérsia,da grécia...e aí vai.
    Faz sentido o porque de não, conseguirem a paz, segurança neste mundo.
    São manipulados por demônios.
    Cada um tem domínio sob algum governo político em seu respectivo país.
    Por isso gerras,violência, corrupção.
    Eles sempre quiseram isso, (Governar)desde a rebelião no domínio espiritual.
    O governante deles (Diabo) dá à eles o direito de governar determinados países
    Leia: Lucas 4:5-8.mateus 4:8,9.
    Satanás oferece à Jesus TODOS os reinos deste mundo. O poder e a glória deles.
    Entende o porque de Jesus não se envolver em assuntos políticos.
    E seus discípulos tambem não?
    Embora Jesus tivesse o poder de resolver aquela situação controvérsia
    Entre judeus e Roma.Ele ficou neutro
    Pois ele foienviado para cá com um objetivo. LU 4:43.
    E não, si intrometer em assuntos políticos, afinal,ele ainda não era rei.
    Mas, o próprio livro de Daniel fala desse momento em que ele seria empossado como REI,(dan 7:13,14)aí sim ele si envolveria nestes assuntos ,mas, NÃO para fazer alianças políticas com os reis da terra- Leia Dan 2:44 e apocalipse 19:17,18
    Obs:as profecias de Daniel tiveram cumprimento em partes naquela época,no tempo em que jesus viveu aqui e vem si cumprindo até os nossos dias,com a sucessão das potências mundiais.
    Dan 2:31-45.
    Estamos vivendo próximo do cumprimento de Dan 2:44.
    A pergunta é :
    -Se a bíblia mostra que estes governos
    Estão sob o poder do iníquo.
    -se Jesus recusou a oferta de satanás sabendo disso.
    -se Jesus disse que o seu Reino ou governo não faz parte deste mundo.
    Jo 18:36.
    Porque as religioes que se dizem"Cristãs"
    se envolvem TANTO em assuntos políticos? É pura essa relação?
    Não! o perigo? Apoc.17:1,2.(fornicacao espiritual).
    Pois seus membros pegam para eles Aquilo que satanás Ofereceu à JESUS ( o poder e Glória destes reinos )e ele rejeitou.
    Eles si quer, falam do Reino de DEUS.
    Não transmitem as BOAS NOVAS DO REINO.
    LU 8:1.
    Boas notícias de um GOVERNO que vai acabar com tudo de ruim que teve início depois da rebelião no eden.
    Apoc 21:3,4 Heb 2:5 sal37:9-11,29 Isaías 65:17-25,cap-35:1-10.
    Eis algumas dasBOAS NOVAS À DECLARAR.

    Bendito aquele que em NOME de JEOVÁ.
    ----JESUS O REI-----






    ResponderExcluir
  4. De acordo com Apocalipse, a besta da terra enganaria a muitos, pois teria a imagem de cordeiro, mas voz de dragão. Penso que o império atual está vestido de cristão, por isso engana a muitos.

    ResponderExcluir
  5. Márcia Gonçalves de Oliveira, muito edificante sua visão da bíblia...

    ResponderExcluir