sábado, 11 de junho de 2011

História 19: A queda de Lúcifer

A queda de Lúcifer
O querubim de luz rebela-se contra Deus, é lançado do céu com os seus anjos seguidores, assume o poder mundial, é condenado ao inferno e tenta enganar os homens para levá-los à mesma condenação dele.
Isaías 14:12-15; Ezequiel 28:13-17; Apocalipse 12:4-12


Antes do princípio, criou Deus um belíssimo jardim e lá colocou a mais perfeita e bela de todas as suas criaturas. O lindo jardim ficava no céu e a criatura perfeita não era Adão, mas sim Lúcifer, o querubim de luz. Assim formou Deus da luz do céu Lúcifer à sua imagem de glória e perfeição, colocando-o no jardim como a sua obra-prima.

Lúcifer acrescentava beleza ao jardim de Deus com a sua resplandecente luz e com a música que fazia soar de seus instrumentos musicais. Lúcifer excedia em formosura e sabedoria. O querubim de luz vestia-se com a preciosidade dos diamantes e naturalmente resplandecia como um sol. Por seu brilho próprio, era chamado por seu criador de “a estrela da manhã”. Lúcifer foi criado para ser perfeito e perfeito foi até que na sua mente nasceu o mal e nele se achou o pecado.

O orgulho de sua própria perfeição e o desejo de ser como Deus, fizeram Lúcifer rebelar-se contra o seu criador. Lúcifer dizia em seu coração que subiria ao céu e, acima de todas as estrelas de Deus, ergueria o seu trono. O querubim de luz começou a ofuscar-se quando o seu coração se encheu de soberba, voltando-se contra o domínio de Deus.

Houve uma grande batalha no céu entre Lúcifer e Miguel, o anjo guerreiro do céu. O belo querubim de luz assumiu a forma de um horroroso dragão e, junto com outros anjos rebeldes, batalhavam por um novo comando no céu.

Na batalha do céu, Lúcifer e seus anjos lutaram intensamente, mas não prevaleceram contra a força guerreira de Miguel e do seu exército. Derrotado, o lugar de Lúcifer não mais se achou no céu. Assim, o grande dragão e os anjos rebeldes foram derrubados do céu, precipitados na terra e condenados por Deus ao inferno.

Uma vez que Lúcifer não conseguiu estabelecer um novo reinado no céu, ele assumiu o comando do sistema mundial da terra, opondo-se a Deus. Lúcifer então passou a ser conhecido como Satanás, aquele que é adversário de Deus e acusador dos homens.

Lúcifer reapareceu na forma de uma serpente no Jardim do Éden, o paraíso criado por Deus na terra. No novo jardim de Deus, Lúcifer viu com inveja as novas obras-primas de Deus, o homem e a mulher, formados à imagem e semelhança do seu criador.

Recalcado, Lúcifer colocou em seu coração levar as criaturas humanas à mesma condenação que ele. Para destruir o homem e atingir Deus, ele usou desde o princípio a estratégia de enganar o homem e colocar no coração dele o desejo de ser igual a Deus. Satanás conseguiu enganar Adão e Eva fazendo-os pecar e cair junto com toda a raça humana. Ele também tentou fazer Jesus cair, oferecendo-lhe todo o poder na terra, mas Jesus não caiu, pois era aquele que venceria Lúcifer.

Nos dias de hoje, Lúcifer reaparece como um leão, que brama ao redor dos seres humanos o tempo todo buscando a quem possa tragar (I Pedro 5:9). Mas pelo poder do sangue do filho de Deus derramado na cruz, Satanás foi vencido e humanidade recebeu de Deus o perdão e a graça de ser salva da condenação destinada a Satanás e seus anjos. Isso porque Deus amou a humanidade de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Leituras sugeridas

Is.14:12-15 - A queda de Lúcifer segundo o profeta Isaías
Ez.28:13-17 - A queda de Lúcifer segundo o profeta Ezequiel
Ap.12:4-12 - A batalha entre Lúcifer e Miguel
I Pe.5:9 - O diabo anda ao nosso redor bramando como um leão
Rm.8:1 - Nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus
João 3:16 - Através de Jesus Deus salva o homem de perecer na condenação do pecado

Reflexão

Um pacto por uma vida e um fim de Dorian Gray

No famoso clássico da literatura o Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, Dorian Gray, admirado com a beleza do seu retrato pintado com perfeição em uma obra de arte, disse com toda a sua alma: “Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!"

No livro, o desejo de Dorian Gray se realizou. Os anos se passaram e Dorian Gray permanecia jovem e belo conforme foi pintado no quadro. Mas a alma de Dorian Gray ficou na imagem do quadro.

Dorian Gray passou a levar uma vida de vaidade guiada pelo prazer e pela beleza enquanto a sua imagem no quadro, com o tempo, envelhecia-se, estragava-se e ganhava uma horrorosa aparência. A cada mal que Dorian fazia a si mesmo e aos seus semelhantes, um novo estrago brotava na pintura de seu retrato.

Dorian sempre jovem, belo e aparentemente feliz, não podia suportar olhar o horror da pintura do seu retrato. Ele tentou esconder a imagem para fugir da realidade de perdição da sua alma. Mas a imagem de sua alma roubava-lhe a paz. O quadro envelhecia e apodrecia cada vez mais até que, um dia, o quadro começou a sangrar, após Dorian cometer um crime. Desesperado, Dorian Gray tentou destruir o quadro, mas destruiu para sempre a sua própria alma.

Muitas pessoas seduzidas pelo desejo de poder, beleza, fama, prazeres e riquezas fazem pacto com o Diabo. O retrato de Dorian Gray é uma ilustração fiel daquilo que acontece com aquele que vende a alma para o Diabo. Mas, ao contrário do destino de Dorian Gray, há salvação para a alma do homem, pois a Jesus foi dado todo o poder no céu e na terra para derrotar o Diabo e salvar o homem da condenação do pecado, desde que ele creia em Jesus e se arrependa dos seus pecados.

63 comentários:

  1. Maravilhoso! amei a explicação... Estão de parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha. Que bom seria se o mundo inteiro tivesse este exemplo. Esquecessem a luxuria e ostentaçao por coisas materiais...

    ResponderExcluir
  3. Pois são coisas vãs.Devemos buscar as coisas de cima que são eternas,certo, Socorro?

    ResponderExcluir
  4. essas coisas são verdadeiras pois ate Lúcifer Creia em Deus

    ResponderExcluir
  5. Na verdade atoramos Lúcifer- ousa http://nobarquinho.com/2013/06/15/no-barquinho-039-dossie-satanas/
    e veja
    https://www.youtube.com/watch?v=uX5AVSpveVU

    ResponderExcluir
  6. Exelente comentários Parabéns
    silascristao@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimo ensino a verdade é essa msm o homem sem Deus não é nada buscai ao Senhor enquanto se pode achar pois as coisas mundanas são passageiras e a palavta de Deus é para sempre...!

    ResponderExcluir
  8. Sim, Satanás bramando como um leão buscando a quem possa traga.

    ResponderExcluir
  9. Como chegou a entender dessa forma, pois o título dessas passagens se referia a outras coisas. Meio duvidoso pensar assim...

    ResponderExcluir
  10. Como chegou a entender dessa forma, pois o título dessas passagens se referia a outras coisas. Meio duvidoso pensar assim...

    ResponderExcluir
  11. Muito bom ,ta de paravens que Deus abençoe a cada dia mais,
    Gloria ao Rei dos Reis,nosso Senhor JESUS
    GLORIA A DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rodrigo! Amém! *.*
      A partir de sábado estamos retornando com as Histórias Fantásticas do Apocalipse!

      Excluir
  12. Acho interessante ler isso: http://www.estudosdabiblia.net/1999439.htm
    porque esclarece bastante o porque desta origem não ser importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece-me o estudo mais inteligente e fundamentado que vi até agora. Todos esses que se vêm por aí estão cheios de equivocos na interpretação.

      Excluir
  13. muito interesante eu tenho minha opinião nunca venda sua para o diabo por nada nesse mundo deus vale mais do que um rubi deus nosso criador da terra e o ceu nos ama e eu tambem te amo

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada pelas explicações, gostei muito!!!!

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada pelas explicações, gostei muito!!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada pelas explicações, gostei muito!!!!

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada pelas explicações, gostei muito!!!!

    ResponderExcluir
  18. mas onde esta escrito a palavra lúcifer?se lê o contexto de Isaías e Ezequiel ñ se veem a palavra lúcifer precisa-se lê o contexto de Isaías,14.que vai perceber que se fala é do reida babilônia.e ñ de lúcifer.e Ezequiel 28.fala do rei de tiro.se lê o texto sem o contexto da-se nisso. O substantivo Lúcifer ocorre seis vezes na Vulgata, versão latina da Bíblia, e uma vez em algumas Traduções da Bíblia em língua portuguesa. Lúcifer se refere literalmente à "Estrela da Manhã" ou "Estrela D'Alva", à "luz da manhã", e à "aurora" veja o q está escrito n livro de pedro; “ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. ” — 2 Pedro 1:19 Tradução Almeida Fiel.----------------------------------- Este mesmo trecho em latim, na Vulgata é:
    “ et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et (lucifer) oriatur in cordibus vestris ” como pedro q que lucifer nasça em nossos corações.------ ---------------apocalipse22;16.,jesus auto se denomina estrela da manhã, Eu,JESUS...Sou a Raiz e o prometido descendente de Davi,e a Brilhante Estrela da Manhã.e agora? o diabo é estrela da manha,e ao mesmo tempo jesus tbm é.está entrando em conflito não está não? parem d a dar a gloria de jesus p/satanás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” (Apocalipse 22:16)
      Jesus e Lúcifer são a Estrela da Manhã e vocês acham que isso é por acaso? Uma recomendação: Interpretem como um mito e não como ter acontecido literalmente.

      Excluir
    2. Lucifer foi antes de se levantar contra Deus, Jesus e e sempre sera. Simpmes assim. :)

      Excluir
  19. mas onde esta escrito a palavra lúcifer?se lê o contexto de Isaías e Ezequiel ñ se veem a palavra lúcifer precisa-se lê o contexto de Isaías,14.que vai perceber que se fala é do reida babilônia.e ñ de lúcifer.e Ezequiel 28.fala do rei de tiro.se lê o texto sem o contexto da-se nisso. O substantivo Lúcifer ocorre seis vezes na Vulgata, versão latina da Bíblia, e uma vez em algumas Traduções da Bíblia em língua portuguesa. Lúcifer se refere literalmente à "Estrela da Manhã" ou "Estrela D'Alva", à "luz da manhã", e à "aurora" veja o q está escrito n livro de pedro; “ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. ” — 2 Pedro 1:19 Tradução Almeida Fiel.----------------------------------- Este mesmo trecho em latim, na Vulgata é:
    “ et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et (lucifer) oriatur in cordibus vestris ” como pedro q que lucifer nasça em nossos corações.------ ---------------apocalipse22;16.,jesus auto se denomina estrela da manhã, Eu,JESUS...Sou a Raiz e o prometido descendente de Davi,e a Brilhante Estrela da Manhã.e agora? o diabo é estrela da manha,e ao mesmo tempo jesus tbm é.está entrando em conflito não está não? parem d a dar a gloria de jesus p/satanás.

    ResponderExcluir
  20. Comecando, o rei da Babilonia caiu do ceu? O rei de Tiro esteve no Éden?:o Na verdade, os textos deixam claro que as referencias apontam para o poder satanico por tras desses reis. Para estudo mais correto, sugiro ler o antigo testamento hebraico e Novo testamento em grego. Depois continuo as respostas...

    ResponderExcluir
  21. amém, é verdade . lúcifer queria a gloria e poder para si, e não é diferente muitos homens, que buscam gloria e poder. mas a Deus somente ele é digno de honra, poder e Gloria ! que possamos está vigilantes, quem está de pé vigie para que não caia! lúcifer conhecia a Deus, e Se perdeu , quando perdeu seu coração . de tudo que devemos guarda, que guardemos nosso coração, das coisas passageiras dessa vida, que possamos diminuir , para que cristo cresça !! otima explicação de vcs!

    ResponderExcluir
  22. Sim, estudei na Bíblia, no meu curso de Teologia e agora no curso da Editora Fiel.

    ResponderExcluir
  23. Li os versículos bíblicos citados de Isaías, Ezequiel E falam respectivamente da queda do rei da Babilônia, do rei de Tiro. Juntar partes fora do contexto não cria uma história. Lúcifer é uma invenção da igreja católica. Existe sim o demônio, Satanás, mas não o anjo caído. Acordem! Abandonem o folclore católico e interpretem a Bíblia de forma verdadeira, sem folclores e mentiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecando, o rei da Babilonia caiu do ceu? O rei de Tiro esteve no Éden?:o Na verdade, os textos deixam claro que as referencias apontam para o poder satanico por trás desses reis e não eles em si. A questão está justamente em relacionar as partes para de fato interpretar o contexto...só para dar um start na interpretação que a colega não fez: verifique em qualquer mapa onde se concentraram todos os principais impérios da história, leia os textos sugeridos e os livros de Daniel e Apocalipse e verás como os elos se unem fielmente e de que império realmente estamos falando por trás de todos esses impérios.

      Ah sim, eu não junto partes, eu relaciono partes para inferir o todo e compreender (e não criar) histórias...
      Atenciosamente,
      M@rcia.

      Excluir
  24. então se lucifer veio como um leão da segunda vez o que me explica o termo leão de judá e tambem tem uma certa semelhança com a quele leão do filme de "narnia"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o leão de Judá e de Nárnia está associado a reino. Já a figura do leão associada a Lucifer, conforme o texto bíblico, está associado à fúria desse animal. Certo??

      Atenciosaemnte,
      M@rcia

      Excluir
  25. A paz do Senhor Jesus, querida sua colocação foi muito boa, Parabéns, aos demais críticos vão ler a biblia para entender, so nao entendeu quem nao tem discernimento, obrigado pelo estudo moça que Deus abençoe sua vida !

    ResponderExcluir
  26. Com certeza muito interessante, parabéns pela análise e interpretação! Gosto muito de pesquisar e ser sobre a Bíblia, apesar de momentos em que se contradiz é um livro muito lindo e cheio de "vida", não sou religioso, mas apesar disso respeito quem é e sempre tento ter uma discussão saudável com quem é. Novamente parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada,Viktor!
    Deus o abencoe imensamente e sempre lhe desperte o interesse pelo conhecimento dele. #BencaoePaz :)

    ResponderExcluir
  28. Muito enteressante estou assistindo uma seria que se cgama lucifer e achei enteressante pesquisar sobre sua queda gostei muito da sua reflexão ...

    ResponderExcluir
  29. quando a Estrela da manhã caiu (satanás )ele ficou por um tempo no segundo céu.?o que Paulo chama de lugares celestiais? eu gostaria de saber se deve uma segunda queda já?

    ResponderExcluir
  30. Creio em Deus como todo criador, mas o que me preocupa é a existência do mal foi criado assim como a existência de Deus ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus criou, segundo Is 45:7. Mas Deus tem o controle do mal, o homem não. Deus sabia que se o homem conhecesse o mal, este o dominaria.

      Excluir
  31. Pra quem carrega esse nome nas costas eu acho muito bom, creio em deus e mesmo assim me chamo Lúcifer

    ResponderExcluir
  32. Esta descricao de Lucifer não tem na Bíblia, dele estar no jardim do Éder antes de Adão e Eva,na verdade o nome Lúcifer na bíblia não se refere ao diabo sim venus a estrela da manhã, e Jesus tambet é chamado de kucifLú pelo joao se referindo a rstrelada manhã, ou seja não existe nada que comorovao nome do diabo como Lucifer , e sim uma interpretação errada de uma tradução bíblica , acredito que o diabo exista mas não com o nome de Lúcifer

    ResponderExcluir
  33. Deus e o diabo existe sim mais quem garante que estas mitologias som verdadeira e sou pó Deus mesmo

    ResponderExcluir
  34. Eu creio em Cristo meu salvador mas Lúcifer apenas fez algo que qualquer um faria lutar pelo amor de seu pai alguém que ame tanto Lúcifer não queria ser Deus e sim estar ao seu lado como diz nossa oração "seu único filho nosso senhor que está sentado a direita de Deus pai " Lúcifer apenas queria o que Jesus teve

    ResponderExcluir