sábado, 4 de junho de 2011

História 18: A mãe dos cadáveres

A mãe dos cadáveres
A comovente história de uma mãe que dia e noite protegeu os cadáveres de seus filhos para não serem devorados por aves e animais selvagens.
II Samuel 21:1-14

No tempo em que Davi reinava em Israel, uma severa fome se estendeu por três anos consecutivos nas terras de Israel. Preocupado com a situação da sua terra, o rei Davi resolveu perguntar ao Senhor Deus por que a terra que manava leite e mel padecia de grave fome.

O Senhor respondeu a Davi que era por causa da casa sanguinária do antigo rei de Israel. O rei Saul e a sua casa cometeram muitos crimes e, mesmo ele já estando morto, o que ele e sua casa fizeram ainda incomodava o Senhor, principalmente, porque ele matou os gibeonitas.

Os gibeonitas eram estrangeiros que habitavam entre os filhos de Israel porque Josué fez uma aliança com eles de dar-lhes proteção de vida e , em troca, eles trabalhariam como servos dos israelitas (Josué 9:16-27).

Davi chamou os gibeonitas e perguntou-hes o que poderia ser feito para reparar todo o mal que o rei Saul lhes havia feito. Os gibeonitas disseram a Davi que não tinham intenção de matar qualquer pessoa em Israel, mas pediram sete filhos de Saul para serem enforcados em Gibeá.

Davi atendeu o pedido dos gibeonitas, no entanto, poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, que era muito amigo de Davi.

Para serem enforcados pelos gibeonitas, o rei Davi escolheu os dois filhos de Rispa, que era concubina de Saul, e os cinco filhos de Merabe, filha de Saul.

Os filhos e netos de Saul escolhidos foram levados pelos gibeonitas e foram enforcados no monte Gilboa perante o Senhor.

Depois que aqueles sete homens foram enforcados, os corpos ficaram pendurados ao ar livre. E sucedeu que vendo Rispa, a mãe de dois dos enforcados, que os cadáveres estavam abandonados, tomou um pano de saco e fez um abrigo sobre uma rocha. Com grande tristeza no coração, Rispa permaneceu sozinha naquela fria rocha por vários dias vigiando os corpos de seus filhos e dos outros enforcados, até o dia em que as chuvas de outono caíram sobre aqueles corpos mortos.

Todos os dias, incansavelmente, Rispa impedia que as aves e os animais selvagens se aproximassem dos cadáveres pendurados. De dia, ela afugentava as aves e, de noite, os animais selvagens. Ali no monte, sozinha com aqueles cadáveres, afugentando os animais, Rispa tentava também afugentar a dor de perder seus filhos. Até que os corpos entrassem em total decomposição, aquela inconsolável mãe abandonou sua rotina e seus afazeres para fielmente velar e proteger os restos mortais de seus filhos e de seus parentes.

O rei Davi muito se comoveu ao saber o que Rispa havia feito pelos cadáveres e, por isso, ordenou que se enterrassem decentemente os ossos de Saul, de seu filho Jônatas e dos sete enforcados .

As águas de outono e o choro de Rispa que se derramaram em abundância naquele monte, onde desfaziam-se sete cadáveres, sinalizaram a paz de Deus com a terra, pois a fome chegara ao fim.

A homenagem de Rispa aos sete cadáveres foi reconhecida pelo rei Davi e perpetuada nas páginas sagradas da Bíblia como memorial de um amor sem fim, que é o amor de mãe.

Leituras sugeridas

II Sm.21:1-14 - A história de Rispa
Js 9:16-27 - Por que os gibeonitas habitavam entre os israelitas
Is.49:15 - O amor de Deus supera o amor de mãe
Pv.31:10 - Mãe, uma mulher virtuosa


Reflexão
Amor e dor de mãe


O curso natural da vida deveria ser pai e mãe morrerem antes de seus filhos. Se assim fosse, pais seriam poupados da insuportável dor de perder um filho, isto é, de perder a melhor parte de si mesmos. Um pai e, principalmente, uma mãe dão a vida para que um filho não pereça qualquer mal.

Infelizmente, muitas mães têm sofrido ao perderem seus filhos para as drogas e para a violência sem limites. Todos os dias os noticiários exibem os cadáveres de jovens e adolescentes caídos em calçadas vítimas da violência quase sempre precedida por consumo ou tráfico de drogas. Mas, o pior dessas cenas é sempre o desespero de mães que choram amargamente os corpos mortos de seus filhos. As mães desses cadáveres herdam para sempre a insuportável dor de perder seus filhos. O tempo até ameniza tamanha dor, mas nunca a repara.

Certa vez, Satanás disse para Deus: “Pele por pele. Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida” (Jó 2:4). Um homem não conhece tanto o valor de sua vida quanto a própria mãe que o gerou, pois ela tudo quanto tem dará pela vida dele. Isso inclui noites de sonos, bens materiais, o sossego e até a própria vida para salvar a vida de um filho.

Ainda que um homem seja a pessoa mais odiada do mundo, ainda assim ele será amado por sua mãe. Ainda que ele seja o pior dos marginais, ela sempre o amará e acreditará na redenção de seu filho.

Quem entender a profundidade do amor de mãe, entenderá o mínimo do amor de Deus. Uma mãe faz tudo pelo seu filho, mas não pelos filhos das outras mães. O amor de Deus supera o amor de mãe pois ele sofre pela perda de qualquer ser humano e estende o seu imenso amor até para aqueles que mataram o seu filho mais amado. E ainda que a mãe se esqueça do seu filho, Deus não se esquecerá de nós (Isaías 49:15). Esse é o amor maior, esse é o amor de Deus.

18 comentários:

  1. Maravilhoso este texto que faz citação a esta mulher que como mãe jamais abandonou seus filhos mesmo depois de mortos com isto só podemos enaltecer as mães que dão suas propiás vidas pelo o amor de ser mãe...!!!

    ResponderExcluir
  2. Conhecereis a verdade e a verdades vós libertará, vivo por cristo Jesus que mi sustenta ,não mi envergonho do evangelho de Jesus, mas almejo ,um dia está com ele ,porém não serei digna de esta ao lado dele se não fala do amor dele,buscais a Jesus enquanto se pode achar pós haverá um tempo que infelizmente não teremos mas o privilégio de falar do amor de Jesus que sofreu na Cruz do calvário por toda humanidade mas infelizmente muitos não dão certo do a estas palavras, muitos procurarão mas a oportunidade si foi e não dar para vou tá o passado apenas prosequi com o futuro....eu quero subi com cristo,e você?

    ResponderExcluir
  3. Conhecereis a verdade e a verdades vós libertará, vivo por cristo Jesus que mi sustenta ,não mi envergonho do evangelho de Jesus, mas almejo ,um dia está com ele ,porém não serei digna de esta ao lado dele se não fala do amor dele,buscais a Jesus enquanto se pode achar pós haverá um tempo que infelizmente não teremos mas o privilégio de falar do amor de Jesus que sofreu na Cruz do calvário por toda humanidade mas infelizmente muitos não dão certo do a estas palavras, muitos procurarão mas a oportunidade si foi e não dar para vou tá o passado apenas prosequi com o futuro....eu quero subi com cristo,e você?

    ResponderExcluir
  4. Conhecereis a verdade e a verdades vós libertará, vivo por cristo Jesus que mi sustenta ,não mi envergonho do evangelho de Jesus, mas almejo ,um dia está com ele ,porém não serei digna de esta ao lado dele se não fala do amor dele,buscais a Jesus enquanto se pode achar pós haverá um tempo que infelizmente não teremos mas o privilégio de falar do amor de Jesus que sofreu na Cruz do calvário por toda humanidade mas infelizmente muitos não dão certo do a estas palavras, muitos procurarão mas a oportunidade si foi e não dar para vou tá o passado apenas prosequi com o futuro....eu quero subi com cristo,e você?

    ResponderExcluir
  5. Conhecereis a verdade e a verdades vós libertará, vivo por cristo Jesus que mi sustenta ,não mi envergonho do evangelho de Jesus, mas almejo ,um dia está com ele ,porém não serei digna de esta ao lado dele se não fala do amor dele,buscais a Jesus enquanto se pode achar pós haverá um tempo que infelizmente não teremos mas o privilégio de falar do amor de Jesus que sofreu na Cruz do calvário por toda humanidade mas infelizmente muitos não dão certo do a estas palavras, muitos procurarão mas a oportunidade si foi e não dar para vou tá o passado apenas prosequi com o futuro....eu quero subi com cristo,e você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro com Cristo!! Vivemos aqui esperando viver para sempre com Cristo! :)

      Excluir
    2. Meu caro irmão como é que tu consegue descrever um texto desse como uma coisa de alegria ,ou seja a vontade de bajular a Deus tão grande que tu leva o texto para o sentido de adoração a única coisa que eu vi ai nesse texto é que a mãe não quis ver seus filhos fossem mortos como indignos ,mas o texto não termina nisso o texto termina no ato de sacrifício e terminando o ritual a terra deu o fruto ou seja isso prova que o Deus de Israel não é o Criador da vida ,quem é o ser perto da Vida ,o que a Vida nos pede pra barganhar com Ela ,se tudo é da Vida mas as crenças ao redor do mundo tinham essas praticas e faziam isto ao redor do planeta e Israel fazia parte desse panteão é isto que o texto mostra ,já o caso da mãe dos mortos foi na verdade uma heroína ,afinal eles eram da corte e estes eram embalsamados este ra o costume ou então sepultado com honra ,afinal ele ra um ungido ( jesus cristo da época ;e ela como mãe não queria ver seus filhos terminarem como escravos ( pessoas comuns que não podiam alcançar a elevação da morte para vida ) pessoas comuns morriam assim como morriam assim como morriam os animas .

      Excluir
  6. Com alegria?? Exaltei o gesto da mãe e não o sacrifício
    A terra deu o fruto não pelo ritual em si, senão, depois que já estivessem mortos começaria a chover...
    Começou a chover depois que o rei Davi, tocado pelo gesto daquela mãe, enterrou aqueles homens com dignidade, já que eram filhos de rei
    Deus esperou atitudes nobres e não o sacrifício, tanto que não se deu ênfase ao sacrifício mas ao gesto nobre daquela mãe...mas nem todos tem essa sensibilidade, não é??
    Em nenhum momento o texto fala que o sacrifício foi Deus que pediu, até porque o sacrifício humano é abominável aos olhos de Deus, sendo este um dos motivos para as nações pagãs serem lançadas fora da terra prometida
    Uma boa dica é ler os detalhes do texto e das relações bíblicas, porque senão sempre Deus vira o vilão da história, não é?
    Atenciosamente,
    M@rcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não aceita sacrifício de seres humanos más no caso de jesus ele aceitou? Pode tirar essa dúvida obrigado.

      Excluir
    2. Lá no Éden, os primeiros animais foram sacrificados para cobrir o pecado do homem. O castigo do era pecado foi a morte. Matavam-se animais sem mancha para expiar os pecados humanos. Mas se existisse um homem sem pecado, a morte não teria poder sobre ele todos os demais homens nele poderiam ser redimidos se ele se sacrificasse expiando os pecados de todos e uma só vez. Por isso o sacrifício de Jesus. Na verdade foi o próprio Deus se fazendo sacrifício para salvar a humanidade de seus pecados.Neste link, eu explico melhor:
      http://afabulosahistoriadasalvacao.blogspot.com.br/2015/04/um-memorial-eterno-de-redencao.html

      Excluir
  7. Com alegria?? Exaltei o gesto da mãe e não o sacrifício
    A terra deu o fruto não pelo ritual em si, senão, depois que já estivessem mortos começaria a chover...
    Começou a chover depois que o rei Davi, tocado pelo gesto daquela mãe, enterrou aqueles homens com dignidade, já que eram filhos de rei
    Deus esperou atitudes nobres e não o sacrifício, tanto que não se deu ênfase ao sacrifício mas ao gesto nobre daquela mãe...mas nem todos tem essa sensibilidade, não é??
    Em nenhum momento o texto fala que o sacrifício foi Deus que pediu, até porque o sacrifício humano é abominável aos olhos de Deus, sendo este um dos motivos para as nações pagãs serem lançadas fora da terra prometida
    Uma boa dica é ler os detalhes do texto e das relações bíblicas, porque senão sempre Deus vira o vilão da história, não é?
    Atenciosamente,
    M@rcia

    ResponderExcluir
  8. Texto forte, parabéns pela sensibilidade, glórias a Deus

    ResponderExcluir
  9. Excelente explicação, Deus abençoe e bonita ação de uma verdadeira mãe, comovente!

    ResponderExcluir
  10. Muito linda história uma mãe exemplo mesmo de mãe

    ResponderExcluir