sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

História 9: A Caveira Abandonada

A Caveira Abandonada

A história da perversa rainha que morreu e não houve quem quisesse enterrar a
sua caveira.

II Reis 9:30-37


Era uma vez uma rainha muito má que se chamava Jezabel. Ela era filha de rei e se casou com Acabe, rei de Israel. Jezabel era uma bruxa má de verdade pois ela praticava feitiçarias, fazia muitas maldades e manipulava o seu marido, o rei Acabe. Além disso, ela era adoradora do deus Baal.Por ser feiticeira e idólatra, Jezabel tinha ódio mortal dos profetas do Senhor. Por isso, ela mandou matá-los. Apenas Elias e os cem profetas que foram escondidos por Obadias, o mordomo de Acabe, sobreviveram.

Elias, depois de provar que o Senhor era Deus diante dos quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, matou à espada todos eles. Quando Jezabel soube o que Elias havia feito com os profetas de Baal, ela ficou tão furiosa que mandou o seguinte recado para Elias: “Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a dos profetas de Baal”. Felizmente, Jezabel não conseguiu matar o profeta Elias. Mas ele ficou com tanto medo dela, que ficou deprimido e se escondeu em uma caverna.

Uma das piores perversidades de Jezabel foi mandar matar Nabote, um homem inocente, só para satisfazer uma cobiça do seu marido. Nabote tinha uma vinha perto do palácio de Acabe. Para ter a vinha, Acabe ofereceu uma vinha melhor a Nabote e até dinheiro, mas Nabote recusou abrir mão de sua vinha por ser uma herança de família.

Abatido com a recusa de Nabote, Acabe foi falar com Jezabel. Depois de ouvir Acabe, Jezabel ordenou um jejum e mandou homens maus testemunharem falsamente contra Nabote. Esses homens, diante do povo, acusaram Nabote de blasfemar contra Deus e contra o rei. Assim, Nabote foi levado para fora e foi apedrejado até a morte. Estando Nabote morto, friamente, Jezabel disse a Acabe que ele poderia se apossar da vinha de Nabote, pois ele estava morto.

O Senhor, porém, mandou o profeta Elias dizer a Acabe que no lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabote, o sangue de Acabe também seria lambido pelos cães. Elias disse também que, quando Jezabel morresse, os cães comeriam as carnes do seu cadáver. Acabe se arrependeu dos seus erros, mas Jezabel continuou fazendo maldades.

Finalmente as maldades de Jezabel tiveram um basta. Acabe morreu e depois de algum tempo depois de sua morte, Jeú foi ungido rei de Israel. Jeú recebeu ordem de Deus para exterminar a casa de Acabe, principalmente a Jezabel, que matou os profetas do Senhor.

Quando Jezabel soube que Jeú vinha até ela, pintou os olhos, enfeitou-se e olhou pela janela. Jeú, então mandou que jogassem Jezabel do alto onde ela estava. Sendo Jezabel lançada de alto a baixo, o seu sangue espirrou para todos os lados e Jeú a atropelou com seus cavalos. Jezabel morreu e não houve quem quisesse enterrá-la.

Depois de comemorar a morte de Jezabel, Jeú ordenou que enterrassem o corpo de Jezabel, pois apesar de tudo ela era filha de rei. No entanto, os homens só acharam a caveira de Jezabel abandonada no campo de Jezreel. Então se cumpriu a profecia falada por Deus a Elias: no campo de Jezreel, os cães comerão o cadáver de Jezabel. Esse foi o triste fim de Jezabel.

Textos sugeridos
I Re 16:29-33 - O casamento de Jezabel
I Re 18:1-13 - Jezabel manda matar os profetas do Senhor
I Re 18:36-40 -
Elias mata os profetas de Baal
I Re 19:1-4 - Jezabel o ameaça Elias de morte por ele ter matado os profetas de Baal
I Re 21:1-15 - Jezabel manda matar Nabote
II Re 9:30-37 - A terrível morte de Jezabel

Reflexão
Bruxos, a realidade nos contos de fadas
e o disfarce no mundo real





Nos contos de fadas as bruxas eram mulheres que faziam maldades através de feitiços. Nas histórias, elas eram quase sempre referências do mal. Migrando dos contos de fadas para a realidade, as bruxas assumiram uma nova forma: belas, modernas, divertidas e boazinhas. Mas fique atento, a essência da bruxaria não mudou.

Hoje, a versão moderna da bruxaria é representada principalmente pela religião neopagã Wicca que, originalmente, quer dizer aquilo que é torto ou deformado. Os wiccanos acreditam em deuses da natureza e realizam feitiços invocando poderes sobrenaturais para alcançar um objetivos específicos, que podem ser bons ou maus. Eles também realizam rituais para celebrar os deuses. Nesses rituais, a “energização” é realizada através da magia e das relações sexuais.

Muitos jovens, adolescentes e crianças estão sendo influenciados pela filosofia da religião Wicca principalmente através da literatura juvenil e dos filmes. O interesse por poder e “liberdade” é o que mais atrai os jovens para a bruxaria. A questão é que a Bíblia proíbe claramente a feitiçaria e condena quem a pratica (Deuteronômio 18:9-13, Gálatas 5:19-21). Deus, porém, não proíbe a magia por ser autoritário, mas por querer o nosso bem. O poder sobrenatural que não vem de Deus vem de demônios. O diabo vem somente para enganar, roubar, matar e destruir vidas. As pessoas que usam seus poderes comprometem-se com ele e certamente ele cobrará muito caro .



sábado, 5 de fevereiro de 2011

História 8: O pavoroso cemitério dos ossos secos

O pavoroso cemitério dos
ossos secos

O profeta Ezequiel vê uma multidão de ossos sequíssimos ganhar vida e recebe
uma profecia de esperança.
Ezequiel 37:1-14



Em um certo dia, o profeta Ezequiel foi levado pela mão do Senhor em espírito a um cemitério de ossos sequíssimos. Caminhando Ezequiel no meio de uma multidão de ossos que se quebravam de tão secos, a voz do Senhor soou naquele pavoroso lugar dizendo:

- Filho do homem, seria possível estes ossos tornarem a viver?

Ezequiel disse apenas que só Senhor saberia. Deus então ordenou a Ezequiel para profetizar sobre os ossos secos.

Ouvindo a palavra do Senhor, o profeta Ezequiel proclamou a mensagem de Deus à multidão de ossos do pavoroso cemitério:

- Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor: porei em vós um espírito e vivereis e sabereis que o Senhor é Deus.

Enquanto o profeta falava, iniciou-se um grande rebuliço entre os ossos secos. Os ossos, incrivelmente, foram juntando-se cada um aos ossos do seu próprio esqueleto e dos ossos começaram a brotar carnes, nervos e peles, mas os corpos formados ainda não tinham alma.

O profeta Ezequiel disse ao espírito para que ele viesse dos quatro ventos e assoprasse sobre os corpos sem alma o fôlego da vida. Então o espírito começou a apoderar-se dos corpos sem alma de tal forma que eles ganharam vida e se puseram de pé formando um grande e vivo exército.

Estando o profeta Ezequiel maravilhado com a visão que tivera, o Senhor lhe disse: Filho do homem, estes ossos representam toda a casa de Israel. Os ossos secaram-se e pereceu a sua esperança. Deus ordenou então que Ezequiel proclamasse a seguinte profecia à casa de Israel: “Eis que abrirei as vossas sepulturas e delas vos farei sair e, quando eu fizer isso, sabereis que eu sou o Senhor. E porei o meu espírito sobre vós e vivereis e vos colocarei na vossa terra. Assim sabereis que eu, o Senhor, disse e fiz.”.

Através da visão do cemitério de ossos secos, Deus enviou uma profecia de esperança ao seu povo. Deus disse ao profeta Ezequiel que a multidão de ossos secos representava a casa de Israel que estava seca porque permanecia sem qualquer esperança de liberdade no cativeiro em que estava vivendo. Mas assim como foi possível brotar vida dos ossos sequíssimos, o povo de Israel poderia voltar a ter esperança, liberdade e vida. Deus então mandou o profeta Ezequiel profetizar aos israelitas que ele abriria os sepulcros, isto é, o cativeiro em que eles estavam, e os levantaria de novo. Deus prometeu colocar seu espírito no seu povo e trazê-los de volta à terra prometida para que Israel soubesse que o Senhor é Deus.

A mensagem do pavoroso cemitério de ossos secos é uma linda mensagem do amor de Deus ao seu povo e não uma visão de horror. Deus, através dessa visão, mostrou que há esperança até para aquilo que já é dado como morto. Assim como há esperança para uma árvore cortada e caída (Jó 14:7) e para ossos sequíssimos sem qualquer vida, há esperança para Israel, há esperança para todos nós.

Textos sugeridos

Ez.37:1-10 - A visão do vale de ossos secos
Ez.37:11-14 - explicação da visão de Ezequiel
Jó 14:7-10 - Há sempre esperança, até para aquilo que é dado como morto
Lc.1:37 - Para Deus nada é impossível
Lc. 15:21-24 - a alegria de ver vivo o que já estava morto
João 10:10 - Jesus veio para nos dar vida em abundância

Reflexão

Cemitérios da alma


Há pessoas que carregam verdadeiros cemitérios dentro de si. Quando alguém diz “Fulano está morto para mim”. está enterrando dentro de si mesmo uma pessoa. Essa atitude é afirmar que não há esperanças de mudar o que se enterrou.

Assim como um cemitério exala mal cheiro e transmite a tristeza da ausência de vida, ter “pessoas mortas” dentro de si mesmo produz um viver triste e vazio. Os sentimentos de ódio e mágoa são a terra do cemitério da alma e os sepulcros as lembranças que uma pessoa traz dos “seus mortos”. Assim como ninguém quer trazer terra de cemitério para dentro de casa, não se deve trazer ódio para a alma pois isso só faz mal a uma pessoa. Dessa forma, liberar perdão às pessoas é como deixar as terras de cemitério do lado de fora da alma e dar vida a ossos secos, isto é, ter esperança de que o perdão dá vida.

Uma pessoa que carrega cemitérios na alma não transmite alegria verdadeira e nem beleza interior, pois cemitérios não estão associados a sentimentos de vida, mas de morte. Por isso, exale alegria e vida da sua alma. Isso vem do amor, isso vem de Deus.